sábado, 6 de fevereiro de 2010

Doença rara faz garota de 15 anos virar ‘bela adormecida’,

Doença afeta adolescentes e desaparece após 8 a 12 anos.

Com uma enfermidade muito incomum, chamada Síndrome de Kleine-Levin ou mal da Bela Adormecida, a britânica Louisa Ball, de 15 anos de idade, tornou-se um desafio para os médicos. Após períodos de absoluta normalidade que podem chegar a um ano, ela dorme durante dias – já passou duas semanas adormecida. Seus pais precisam acordá-la, à base de chacoalhões e cutucões, para que ela vá ao banheiro ou se alimente. Louisa até levanta, mas completamente desorientada, muito longe de estar 100% alerta.

Os médicos não sabem o que causa a doença nem como curá-la. O que se sabe é que ela afeta adolescentes e desaparece depois de 8 a 12 anos. A notícia foi publicada nesta sexta-feira (5) no site da NBC News. O número de portadores de Kleine-Levin não passa de mil em todo o mundo, diz a reportagem.

Segundo Emmanuel Mignot, diretor do Centro para Narcolepsia da Universidade Stanford, nos EUA, é possível que a síndrome tenha origem em infecção viral, associada a uma predisposição genética. Não existe remédio para tratar Kleine-Levin, explicou Mignot à NBC.

A síndrome não tem relação com a narcolepsia, um sono súbito e incontrolável que ocorre várias vezes ao dia. “É completamente diferente”, disse Mignot. “A narcolepsia é uma desordem para a vida toda. Os pacientes têm dificuldade permanente para permanecer acordados.”

Confira as últimas informações do vestibular da UERN

As provas do Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2010) serão aplicadas a partir deste domingo, dia 7 de fevereiro, e serão encerradas na segunda-feira, dia 8 de fevereiro. Uma equipe da Consultec - empresa responsável pelo PSV 2010 - se reuniu na manhã desta sexta-feira, dia 05, com a Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE) e todos os coordenadores das cidades onde serão aplicadas as provas.

Outro treinamento ocorrerá neste sábado, dia 06. Os coordenadores das cidades vão repassar as orientações da Consultec e da COMPERVE aos coordenadores dos locais de prova. O treinamento dos fiscais será realizado também neste sábado, às 15h, nos locais onde irão trabalhar.

São mais de 19 mil candidatos disputando as 2.332 vagas oferecidas pela UERN em seus cursos de Graduação. As provas serão aplicadas em cinco cidades - Mossoró, Natal, Assu, Pau dos Ferros, Patu e Caicó. Em Mossoró serão utilizados 14 locais - 4 blocos do Campus Central da UERN, Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN), Faculdade de Enfermagem (FAEN/UERN), 4 blocos da UFERSA, Escola Estadual Abel Freire Coelho, Centro Integrado de Educação Prof. Eliseu Viana, Escola Estadual Jerônimo Rosado e Escola Municipal Joaquim da Silveira Borges.

A COMPERVE alerta que os candidatos devem ficar atentos aos horários. Os portões serão abertos às 7h15 e fecham às 7h45. Pontualmente às 8h, será iniciada a aplicação das provas, com duração de quatro horas, exceto para os candidatos que possuem algum tipo de deficiência, que têm uma hora a mais para a realização da prova. Não é permitido o uso de telefone celular e outros aparelhos eletrônicos - a desobediência a essa regra pode implicar na desclassificação do candidato.

O coordenador da COMPERVE, prof. Egberto Mesquita, aconselha os candidatos a chegaram com antecedência aos locais de prova, e dessa forma, evitar transtorno e congestionamento, especialmente na Av. Dix-Neuf Rosado (Leste-Oeste), via que dá acesso ao Campus Central da UERN e UFERSA e concentra o maior fluxo de candidatos. "Já entramos em contato com a Polícia Rodoviária Federal, com o Departamento Estadual de Trânsito e a Gerência Municipal de Trânsito para reforçar a organização do trânsito", afirma Egberto Mesquita, ressaltando que a Rua Antonio Campus, que dá acesso a UERN, terá mão única até às 8h, assim as pessoas que vão deixar os candidatos deverão fazer o retorno pelo Conjunto Vingt Rosado.

CARTÃO - A COMPERVE alerta aos candidatos para a obrigatoriedade de impressão do cartão de inscrição, que contém os dados pessoais do candidato, curso, língua estrangeira, local de prova e outras informações. Para ter acesso, basta o candidato informar o número do CPF ou número da inscrição, e o ano de nascimento. Não é necessário colar fotografia 3x4. O candidato deve portar o cartão do candidato e o documento original com qual efetuou a inscrição (RG ou CNH).

Derrotar o DEM é o alvo do PT, afirma Fátima Bezerra

Deputada disse que o PT pode apoiar Carlos Eduardo (PTD) e Iberê Ferreira (PSB), contanto que o resultado seja a derrota do ‘bloco conservador’.
A deputada federal Fátima Bezerra afirmou, hoje pela manhã pelo Twitter, que o objetivo do Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições de 2010 é derrotar a candidatura do DEM no Rio Grande do Norte.

Ela admitiu que o PT poderá tanto apoiar a candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) quanto a do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), desde que o resultado seja a derrota do "bloco conservador".

“Carlos Eduardo e Iberê são duas candidaturas legítimas que representam dois partidos parceiros estratégicos nossos. Se não for possível unir no primeiro turno, que tenhamos duas candidaturas, mas sem perder de vista o nosso alvo central que é derrotar o bloco conservador, simbolizado pela candidatura de Rosalba”, disse.

Fátima participa da possa das novas diretorias municipal e estadual do PT, no Núcleo Avançado do IFRN, na Avenida Rio Branco. Após a cerimônia, os petistas se reúnem, à tarde, para discutir a sucessão no Rio Grande do Norte.

Deputado que entregou bilhete de Arruda renuncia

O deputado distrital Geraldo Naves (DEM) renunciou na tarde desta sexta-feira (5) ao mandato. Naves sai da Câmara Legislativa do DF após a revelação de que ele entregou um bilhete escrito pelo governador José Roberto Arruda (sem partido) ao jornalista Edmilson Edson dos Santos, o Sombra, testemunha do mensalão e amigo do ex-secretário Durval Barbosa.

Sombra repassou o bilhete do governador à Polícia Federal ontem (4), antes da prisão do servidor público aposentado Antônio Bento da Silva, acusado de oferecer propina ao jornalista para que ele mudasse seu depoimento à PF. O servidor contou que entregou o pacote com R$ 200 mil à testemunha a mando do governador. No lugar de Geraldo Naves, assume o primeiro suplente da legenda, Raad Massouh.

De acordo com a assessoria do deputado, a decisão de renunciar ao mandato foi de cunho pessoal. O PT já tinha preparado um pedido de afastamento de Naves que seria protocolado na próxima segunda-feira (8). Os petistas queriam que ele fosse afastado de todas as comissões que investigam o esquema de propinas envolvendo membros do Executivo e do Legislativo. “Ele, que está sendo acusado de suborno e de tentar bloquear investigações, não tem condições de ficar lá dentro. Não há como ser investigador de algo de que é acusado”, afirmou o líder do PT, Paulo Tadeu.

O Congresso em Foco tentou contato com Naves, mas até agora não conseguiu falar com o distrital. Em entrevista à TV Globo, ele afirmou que foi uma "maldade sem precedentes" o fato de Edson Sombra ter entregado à PF um bilhete escrito pelo governador do DF. "Eu não nego que existiu o bilhete, mas não para suborno [...] O bilhete é verdadeiro, mas a historia do bilhete não é essa que estão pregando por aí”, disse Naves. Segundo ele, Arruda "gostava de Sombra". Para provar isso, escreveu frases como "gosto dele" e "quero ajuda". "Não tenho nada contra o Sombra, vou até escrever aqui. Aí escreveu esse bilhetinho. Levei para ele", contou o deputado, referindo-se a Arruda, à TV Globo.

A Mesa Diretora da Câmara está reunida desde as 15h30 discutindo a atual situação da Casa. A nova denúncia envolvendo um distrital que não é citado no inquérito da Operação Caixa de Pandora fez a base governista se movimentar. Para evitar ainda mais pressão no Legislativo, a saída foi convencer Raad Massouh a assumir o mandato. Após a saída de Paulo Roriz, o titular, para a Secretaria de Habitação, ele deveria ser empossado. Porém, apresentou um atestado dizendo que estava em tratamento médico. Hoje Raad encaminhou à Mesa um documento informando que voltará à Câmara.

A situação de Naves foi motivo de reunião na manhã de hoje da direção do DEM no DF. Porém, o partido não tomou nenhuma decisão efetiva sobre a situação do parlamentar. Segundo o secretário geral Flávio Couri, a sigla está aguardando os desdobramentos do caso. "Vamos esperar até segunda ou terça, até sabermos exatamente o que está acontecendo", disse Couri ao Congresso em Foco.

Supervisor de vendas vai processar o Estado

O supervisor de vendas Fernando José Soares fez na manhã de ontem o exame de corpo delito no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep). Ele continua com a intenção de processar o Estado por ter sido atingido na sexta-feira 29, por um tiro disparado por um sargento da Polícia Militar próximo à estrada para Macaíba, quando voltava do ensaio para o baile de formatura da noiva. Fernando foi confundido com um bandido.

“Ainda dói bastante, mas estou bem. Tomo antiinflamatório, analgésicos e um antibiótico e o tratamento está sendo dentro do esperado”, afirmou Fernando Soares, que já recebeu alta após ficar cinco dias internado no Hospital Walfredo Gurgel. Somando o valor dos medicamentos necessários na recuperação do supervisor de vendas, a quantia chega aos R$ 100. Tudo, custeado por ele.

Na próxima terça-feira, Fernando deve tirar os pontos da cirurgia que precisou fazer no abdômen. No pós-operatório, ele só pode ingerir líquido nos primeiros 15 dias e, no outros 15, só pastoso. “Devo voltar ao trabalho só daqui a 30 dias”, afirmou.

Fernando confirmou que ainda espera o inquérito policial que está sendo feito na Delegacia de Polícia de Parnamirim para começar o processo. “Estou me recuperando ainda, mas logo depois dou entrada no processo contra o Estado. Pretendo acompanhar também o inquérito militar contra o PM que atirou em mim. Saber se ele será mesmo punido pelo que fez”, afirmou.

Convenção do PMDB consolida aliança do partido com o PT

Um dos principais aliados do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado federal Michel Temer (SP) deverá ser reeleito neste sábado para a presidência nacional do PMDB, resultado que consolida a aliança do partido com o PT.

Temer também sai fortalecido como principal opção do PMDB à vice-presidência em uma futura chapa presidencial com o PT, provavelmente liderada pela ministra da Casa Civil, Dilma Roussef.

Nas paredes do auditório emprestado pela Câmara ao evento, faixas saudavam não apenas a reeleição de Temer, como também o "apoio" à ministra Dilma Roussef.

A manutenção de Temer no principal cargo da Executiva Nacional é vista por seus aliados como uma "vitória" sobre os chamados dissidentes - membros do partido que defendem uma aliança com o PSDB na chapa do governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência, José Serra.

O presidente do PMDB de São Paulo, Orestes Quércia, principal aliado de Serra dentro do partido, chegou a entrar com uma liminar que suspendia a convenção, mas o grupo de Temer recorreu e horas depois o evento voltou a ser confirmado.

O argumento da ala alinhada ao PSDB, que, além dos paulistas, inclui sobretudo lideranças de Santa Catarina, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul, é de que a antecipação do evento não permitiu a formação de uma chapa concorrente a Temer. A convenção estava inicialmente marcada para o começo de março.

Um dos principais desafios do PMDB, agora, será o de discutir as alianças regionais, já que em alguns estados será mais difícil formar palanques com o PT.

Programa

Em discurso aos cerca de 600 filiados presentes à convenção, Temer disse que "sem o PMDB não há condições de conduzir o país".

O deputado evitou falar abertamente sobre a formação da chapa presidencial com a ministra Dilma, mas disse que sua eleição neste sábado é uma "mensagem" de que o partido está "unido" em torno da aliança com o PT.

Ainda de acordo com Temer, o partido começa, logo após o Carnaval, a elaborar o programa de governo que o PMDB vai apresentar ao PT e aos outros partidos da coalizão.

"Confirmada a aliança (com o PT), aí sim vamos sentar para discutir um programa único", diz. "Dessa vez vamos participar desde o início".

Sua avaliação é de que a aliança com o PT "entra em uma nova fase". "A gente vai entrar em um programa de governo antes de ele ser colocado em prática. Ou seja, vamos ajudar a montar o programa de governo", acrescentou.

Críticas

A participação de Michel Temer em uma possível chapa presidencial com a ministra Dilma enfrenta a resistência não apenas da ala paulista, mas a desconfiança de diversos setores ligados ao Palácio do Planalto.

Um dos argumentos é de que Temer agrega pouco à chapa petista, e uma opção melhor como vice seria o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Para esse grupo, a crise econômica ainda não está totalmente derrotada e Meirelles daria credibilidade à chapa de Dilma.

Mas o presidente do BC recém-entrou no partido e, por isso, não é considerado um peemedebista "autêntico" pela ala mais ligada a Temer.

Correm por fora como possíveis vices de Dilma o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (MA), e o das Comunicações, Hélio Costa (MG), ambos do PMDB.

[Era só o que faltava...] Ministério da Saúde defende distribuição de camisinhas nas escolas

A grande incidência de aids entre adolescentes motivou o Ministério da Saúde a realizar a distribuição de camisinhas diretamente nas escolas. Para facilitar o acesso ao jovem, que muitas vezes fica constrangido de pedir preservativos aos adultos, estão sendo testadas máquinas que disponibilizam o produto automaticamente.


“Nós estamos implantando máquinas de preservativos automáticas, para que os alunos possam retirar gratuitamente as camisinhas. A escola é um espaço importante e nós temos uma política há muito tempo de direitos sexuais reprodutivos, e a distribuição dos preservativos faz parte desta estratégia”, explicou Temporão.


Segundo a diretora do Programa de DST/aids do Ministério da Saúde, Mariangela Simão, as camisinhas já são distribuídas em 19 mil escolas. Já as máquinas ainda estão em fase de teste, em municípios dos estados da Paraíba e de Santa Catarina, para aprimorar o equipamento, que deve ser implantado em todo o país em maior escala ainda este ano.


“O adolescente tem dificuldade de ir a um centro de saúde para pedir camisinha, pois [para ele] é uma situação constrangedora. Então o importante é aumentar oportunidades do adolescente ter acesso à prevenção. Porque 45% deles que não usaram o preservativo na última relação, alegaram que não tinham [camisinha]”, disse Mariângela Simão.


Ela participou, juntamente com Temporão, do lançamento da campanha Carnaval de Prevenção à Aids, que este ano vai mirar principalmente nos jovens entre 13 e 19 anos. De acordo com o ministro, só nos dias de carnaval serão distribuídos 55 milhões de preservativos.

Roberto Carlos recusa convite para cantar em Brasília

Roberto Carlos recusou convite para se apresentar nas festividades do cinqüentenário de Brasília, em abril.

O empresário do cantor, Dodi Sirena, não fez segredo do motivo da recusa: José Roberto Arruda (ex-DEM) e o escândalo que o rodeia.

“Houve o convite e chegamos a considerar a possibilidade [de aceitar], porque Roberto estará no Brasil”, disse Sirena.

Ele explicou que os 50 anos da Capital serão celeberados na mesma semana em que Roberto Carlos fará aniversário. Porém...

Porém, “o convite foi feito pelo comitê de José Roberto Arruda. E decidimos interromper o contato...”

“...O Brasil está indignado com essa situação. E há uma prova de que houve desvio de dinheiro público”, Sirena acrescentou, referindo-se ao panetonegate.

O empresário de Roberto Carlos acrescentou: “Se o governo federal assumisse o convite, tudo bem. Mas dessa maneira, não”.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Dilma diz que gostaria de palanque com Ciro

ma fez elogios ao deputado Ciro Gomes, mas ele reafirmou seu desejo de disputar a presidência este ano

A ministra Dilma Roussef (Casa Civil), provável candidata petista à Presidência, afirmou "admirar" Ciro Gomes (PSB) e que gostaria de dividir o palanque com ele este ano. Porém, disse que respeitará a decisão dele sobre a candidatura.

A petista não quis comentar a última pesquisa CNT/Sensus, divulgada na segunda-feira, em que se aproxima mais do governador José Serra (PSDB) nas intenções de voto com a presença de Ciro na disputa.

"Eu tenho uma relação muito forte com o deputado Ciro Gomes. Eu convivi com ele diariamente durante o primeiro governo Lula. Tenho admiração por ele. Acho ele uma pessoa leal, correta, inteligente, capaz, uma pessoa de opinião. Gostaria de estar sempre em palanque com ele. Mas não é uma decisão minha, é dele. E eu tenho que respeitar a decisão", disse, após a inauguração de um gasoduto da Petrobras, no Rio. A pesquisa é o novo argumento de Ciro para disputar a Presidência, uma vez que indica sua ajuda em forçar o segundo turno entre Serra e Dilma.

O presidente Lula tenta convencer o deputado a disputar o governo paulista. Para ele, a presença de apenas um candidato governista acentuaria o caráter "plebiscitário" que quer colar na eleição. Lula, que estava no mesmo evento que Dilma, não falou com a imprensa.

A pesquisa CNT/Sensus avalia dois cenários. Com Ciro, Dilma subiu de 21,7% para 27,8%, e Serra obtém 33,2%. Sem o candidato do PSB, a petista tem 28,5% das intenções de votos, mas Serra alcança 40,7%.

Apoiadores de Ciro avaliam que, sem ele, há o risco da vitória tucana no primeiro turno.

Dilma evitou analisar os dados. Afirmou que o desejo de dividir o palanque com Ciro se tratava apenas de "uma avaliação hipotética". "Não sou nem pré-candidata. E não é por um motivo simplesmente legal e jurídico. É também por motivo político. Ninguém é candidato de si mesmo. Não tenho nenhum processo que me legitime como candidata. Se for indicada no Congresso do PT, aí não serei candidata, serei pré."

O deputado Ciro Gomes afirmou ontem que mantém sua disposição de concorrer ao cargo mesmo com os apelos para que ele se junte a a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

"No segundo turno é uma possibilidade muito real, mais do que real, certa. A ministra Dilma tem todas as qualidades, me honra com essa lembrança", disse. No entanto, o deputado afirmou que nada fará com que ele abra mão de sua candidatura em favor d a ministra.

Promessa

"No segundo turno é uma possibilidade muito real, mais do que real, certa, o meu apoio à ministra"
Ciro gomes
Deputado federal (PSB-SP)

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Banda de forró potiguar faz participação em programa do SBT

A banda Cavaleiros do Forró subirá no palco do programa “Uma Hora de Sucesso” do SBT para agitar a plateia. Os vocalistas Jailson Santos, Eliza Clívia e Ramon Costa relembrarão os sucessos da banda e apresentarão ao público a canção de trabalho, intitulada “Copo de Vinho”.

Convidada pelo grupo Harmonia do Samba, atração do programa do mês de fevereiro, a banda Cavaleiros do Forró, para presentear os telespectadores, dividirá o palco com o grupo Pixote e com o cantor Alexandre Peixe para cantar “Desafio”, um dos grandes sucessos do grupo Harmonia.

“O programa do mês de fevereiro será um verdadeiro mix: axé, forró e pagode. Música para todos os gostos. Um presente para o público, mas para os músicos também. É sempre um prazer cantar com amigos de estrada”, destaca o vocalista Ramon Costa, da banda Cavaleiros do Forró.

‘Uma Hora de Sucesso’ é um programa musical exibido uma vez por mês no SBT. Com o foco em mostrar na televisão aberta o show ao vivo dos maiores artistas do país como se eles estivessem em uma apresentação de sua turnê, o programa anima, com muita música, o primeiro sábado de cada mês, às 23h. “Confira!”, convida Ramon Costa.

Ufersa divulga hoje a lista dos candidatos aprovados e selecionados através do Enem

Com 12.921 candidatos disputando as 810 vagas oferecidas pela Universidade Federal Rural do SemiÁrido (UFERSA), será divulgada hoje a relação dos candidatos classificados pelo Exame Nacional de Ensino Médio 2009 (ENEM 2009). Neste ano, a forma de ingresso na Ufersa foi modificada passando de vestibular para as notas obtidas no Exame do Ministério da Educação.
A lista dos aprovados será disponibilizada para imprensa, às 10h desta sexta-feira, durante coletiva com o pró-reitor de graduação, professor José de Arimatéa de Matos, no prédio administrativo (Reitoria).
Segundo o pró-reitor, a procura pelos cursos da Ufersa superou as expectativas ao atingir 12.921 candidatos inscritos. "Constatamos um aumento de 400% comparado com o número registrado nos últimos vestibulares que apresentaram uma média de 3.200 candidatos", adiantou o professor Arimatéa.
Outro dado relevante apontado pelo pró-reitor foi a média dos candidatos classificados. Dados da última terça-feira, dia 2, apontavam variação entre 600, a menor pontuação, e 803, a maior pontuação, o que representava o elevado nível dos estudantes que vão entrar nos cursos oferecidos pela Universidade Rural do SemiÁrido. O curso de Direito apresentou concorrência de mais de 50 candidatados disputando uma vaga.
Para saber se foram aprovados os candidatos podem ainda acessar o site do SiSU (http://sisu.mec.gov.br/) ou ligar para central de atendimento do Ministério da Educação no telefone 0800-616161. Os alunos que não forem aprovados na primeira etapa devem, na segunda, repetir todos os passos: acessar o SiSU, escolher um curso que esteja disponível e se inscrever.
O prazo de inscrições da segunda etapa é de 15 a 20 de fevereiro. O resultado será divulgado no dia 22 deste mês. Para os aprovados nessa fase as matrículas ocorrerão entre 23 e 26 deste mês. Já a terceira etapa ocorrerá de 1º a 3 de março, a lista dos aprovados será divulgada no dia 5 do referido mês e as matrículas deverão ser efetuadas no período de 9 e 12 de março. Os horários nos dias de inscrição serão sempre os mesmos: das 6h às 23h59.

MATRÍCULAS - Os candidatos selecionados pelo Enem devem efetuar a matrícula no período de 8 a 12 de fevereiro, de forma presencial, no Setor de Registro Escolar da Ufersa. Para o semestre letivo de 2010.1, a Ufersa disponibiliza 810 vagas, sendo 660 no Campus Central de Mossoró e 150 no Campus de Angicos.
As vagas disponibilizadas no Campus Central da Ufersa, em Mossoró são nos cursos de: Agronomia (80), Administração (50), Biotecnologia (25), Ecologia (25), Ciências Contábeis (40), Ciências da Computação (25), Engenharia de Pesca (25), Medicina Veterinária (25), Zootecnia (25), Ciência e Tecnologia (200) e Direito (40). Já o Campus de Angicos oferece 150 vagas para o curso de Ciência e Tecnologia.
Após a conclusão do curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia, com conclusão em três anos, o aluno poderá optar pela profissionalização em uma das oito engenharias oferecidas pela universidade. São elas: Agrícola e Ambiental, Civil, Florestal, de Energia, de Produção, de Petróleo, Mecânica e a Engenharia

MEC divulga lista de selecionados no SiSU

Resultado, previsto para sair na sexta (5), foi liberado nesta quinta (4).
Nova etapa com vagas remanescentes será aberta em 15 de fevereiro.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou na noite desta quinta-feira (4) a lista dos alunos selecionados no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A matrícula nos cursos deve ser feita entre os dias 8 e 12 de fevereiro em cada instituição.

A previsão era que o resultado saísse somente às 6h da sexta (5). Segundo o último balanço divulgado pelo órgão, 793,9 mil candidatos concorreram a 47,9 mil vagas em 51 instituições de ensino superior pelo país. A seleção foi feita de acordo com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No dia 15, haverá uma nova etapa com as vagas remanescentes.

O curso de bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia da Universidade Federal do ABC, o mais procurado durante dias, ficou no topo da lista dos mais procurados, com 16.253 candidatos inscritos. Outro levantamento, que levou em consideração os estados do país, aponta que São Paulo teve o maior número de inscritos: 105.436 estudantes.

Tropa não obedece a militar homossexual, diz general no Senado

Raymundo Nonato de Cerqueira Filho foi indicado à Justiça Militar.
Para ele, homossexuais deveriam procurar 'outro ramo de atividade'.
O general Raymundo Nonato de Cerqueira Filho, indicado para ocupar uma vaga de ministro do Superior Tribunal Militar (STM), disse nesta quarta-feira (3) que soldados não obedecem a comandantes homossexuais. Segundo Cerqueira Filho, as atividade desempenhadas pelas Forças Armadas não são adequadas a homossexuais. “Talvez tenha outro ramo de atividade que ele [o militar homossexual] possa desempenhar”, afirmou.

Nota: Concordo plenamente com o General. As Forças Armadas não é lugar de homossexual.

Médicos do RN decidem entrar em greve a partir de terça-feira, dia 9

Decisão foi tomada em assembleia na noite desta quinta-feira, na sede do Sindicato dos Médicos.
Em assembleia geral na noite desta quinta-feira (04), os médicos do Rio Grande do Norte decidiram parar as atividades a partir da próxima terça-feira (09). A informação é do presidente do sindicato, Geraldo Ferreira. Segundo ele, na segunda-feira (08), às 10h, será realizada uma manifestação em frente ao Hospital Walfredo Gurgel.

Até o início da greve, a categoria aproveitará para informar à população sobre que procedimentos tomar durante a paralisação.

Entre as principais reivindicações da categoria estão a melhoria das condições de trabalho, o aumento no número de médicos por escala de plantão, além do reajuste salarial para R$ 7.200 para profissional que trabalha 40 horas semanais. Atualmente, o médico que cumpre esse horário recebe R$2.100, além de uma gratificação no valor de R$ 1.100.

Henrique Alves contesta vice-presidente José Alencar

O PMDB não gostou de o vice-presidente da República, José Alencar (PR-MG), ter declarado na solenidade de abertura do ano Legislativo que “ninguém vota no candidato a vice, o voto é do presidente”. Alencar estava sentado ao lado do presidente da Câmara, o peemedebista Michel Temer, que a bancada quer que seja o vice de Dilma Roussef nas eleições presidenciais”.

“O José Alencar é uma figura muito querida, mas se equivocou. Candidato a vice só não é eleito porque não tem o nome na cédula, mas agrega muito voto, sim. Gente como o próprio Alencar e o Michel Temer são fundamentais a qualquer candidato a presidente da República”, reclamou o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves.

O líder da bancada está em pleno trabalho de bastidores para reeleger Michel Temer presidente do PMDB, na convenção que se realizará no próximo sábado. Os acertos da convenção serão fundamentais na definição do vice de Dilma.

O nome de Temer era dado como certo até ele ser citado por um empresário, nos vídeos do Escândalo do DF, como tendo recebido dinheiro para retirar o apoio da cúpula nacional do PMDB ao ex-governador de Brasília Joaquim Roriz.

O empresário não comprovou suas declarações, mas desde então começaram a circular rumores no PT de que Temer não servia para vice da chapa. Até o presidente Lula chegou a declarar que o PMDB deveria indicar uma lista tríplice para vice, deixando para Dilma a escolha final.

A estratégia dos aliados de Temer é fazerem da Convenção o trampolim para tornar a indicação de Temer a vice de Dilma novamente inevitável. Se os acordos vingarem, surgirão algumas surpresas na convenção de sábado.

A primeira delas deverá será a indicação do líder da bancada no Senado, Valdir Raupp (RO), para vice-presidente nacional do PMDB, atropelando o candidato que já está em campanha, Romero Jucá (RR), que é o líder do governo no Senado.

Outro acordo que está em gestação para a convenção do PMDB diz respeito a Minas Gerais. Ficou para a bancada no Estado, a maior do partido no país, a indicação do secretário-geral.

A vaga é ocupada hoje pelo deputado mineiro Mauro Lopes. Mas já se considerava eleito o senador Wellington Salgado, suplente do ministro das Comunicações Helio Costa, pré-candidato a governador de Minas e cotado até para vice de Dilma.

O grupo de Michel promoveu a reaproximação entre Helio e o cacique mineiro do PMDB, Newton Cardoso, para um acordo visando a reeleição de Mauro Lopes à Secretaria Geral do partido, desta vez como indicado de Helio Costa.

“Estamos unificando o partido e Temer chegará à convenção com o apoio de 85% dos convencionais. Aí ninguém mais vai falar em outro vice para Dilma”, canta vitória Henrique Eduardo Alves.

De fato, os acordos de bastidores estão avançados. À frente do PMDB do Senado, José Sarney (AP) e Renan Calheiros (AL) já concordam em não tentar outro nome para vice da aliança do PT, reelegendo Temer para o comando do partido.

Em troca, os aliados de Temer garantem que, se candidato, ele pedirá licença do comando formal da legenda, entregando-o ao nome indicado pelos senadores para vice do partido. Sarney e Renan, então, voltarão a ter o comando formal do PMDB em plena campanha eleitoral.

Candidatura de Ciro pode mudar rumo eleitoral no RN

PT/RN se reunirá sábado (6) para decidir sobre aliança local. Com isso, candidatura de Carlos Eduardo sai na frente de Iberê pelo apoio dos petistas.

Nesta quinta-feira (4), o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) reafirmou que pretende viabilizar sua candidatura à presidência da república em 2010. No Rio Grande do Norte, a informação foi recebida por membros do PT com desconfiança, já que a ideia é angariar o apoio do pessebista ainda no primeiro turno à campanha da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Sobre a possibilidade da candidatura de Ciro Gomes e a consequente retirada de apoio dos diretórios locais do PT e PC do B ao pré-candidato Iberê Ferreira (PSB/RN), que passariam a apoiar o pedetista Carlos Eduardo Alves (PDT/RN), a deputada federal Fátima Bezerra (PT/RN) destacou que a aliança com o PDT ou PSB, no Rio Grande do Norte, poderá ser conhecida somente a partir do sábado (6), data da reunião com membros do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores.

“O apoio do PT no RN também é uma decisão nacional da legenda, porque queremos fazer uma unidade liderada pelo presidente Lula”, explicou. No entanto, visualizou a chance da uma candidatura independente ao governo do Estado, tanto do PDT quanto do PSB.

Candidatura
Em um trecho da entrevista concedida pelo deputado federal Ciro Gomes nesta quinta-feira (4) e encaminhado pela sua assessoria de imprensa, o pessebista aponta que “eu me imagino no poder com o PT, mesmo com o PMDB, não vejo problema. Agora, a hegemonia moral e intelectual dessa coligação tem que ser o projeto".

Sobre as declarações, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) reiterou que a campanha de Dilma Rousseff é consolidada e que Gomes tem o direito de se colocar como candidato. Entretanto, ressaltou que seria bom para o PT e para a candidatura da ministra que o apoio ao projeto de sucessão do presidente Lula contasse com o apoio do ex-ministro da Integração Nacional.

A deputada Fátima Bezerra também ressaltou que Ciro Gomes é importante para o projeto de eleição de Dilma Rousseff. “Já fechamos alianças com alguns partidos nacionais, como o PC do B e PDT, mas seria interessante que Ciro estivesse do nosso lado, por ser uma peça importante. Mas se ele quiser se candidatar, o seu partido deve viabilizar a campanha”, encerrou.

Vejam Só Que Interessante

Cirurgia de lipoaspiração? Pelo amor de Deus, eu não quero usar nada nem ninguém, nem falar do que eu não sei, nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos "lipo-as" e muito mais piração?

Uma coisa é saúde outra coisa é obsessão. O mundo pirou, enlouqueceu. Hoje, Deus é a auto imagem. Religião é dieta. Fé, só na estética. Ritual é malhação.

Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo, sentimento é bobagem.

Gordura é pecado mortal. Ruga é ontravenção. Rouber pode, envelhecer não. Estria é caso de polícia. Celulite é falta de educação. Filho da puta bem sucedido é exemplo de sucesso.

A máxima moderna é uma só. Pagando bem que mal tem?

A sociedade consumidora, a quem tem dinheiro, a que produz, não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem, imagem, estética, medidas, beleza. Nada mais importa. Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa.

Não importa o outro, o coletivo. Jovens não têm mais fé nem idealismo, nem posição política. Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada.

Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar, correr, viver muito, ter uma aparência legal mas...

Uma sociedade de adolescentes anoréxicos e bulímicos, de jovens lipoaspirados, turbinados, aos vinte anos, não é normal. Não é, não pode ser. Que as pessoas discutam o assunto. Que alguém acorde. Que o mundo mude.

Que eu me acalme. Que o amor sobreviva.

"Cuide bem de seu amor, seja ele quem for"


Herbert Viana
Cantor e compositor.

Filosofia do Rico e do Pobre

Rico correndo é atleta
Pobre correndo é ladrão
Rico com medo é nervoso
Pobre com medo é cagão
O rico mete na cama, ai...
O pobre mete no chão

O rico usa brinco é playboy
Pobre usa brinco é viado
Pobre traído é chifrudo
Rico traído é enganado
Rico metendo é amor
Pobre metendo é tarado

Casa de rico é mansão
Casa de pobre é maloca
Doce de rico é bombom
Doce de pobre é paçoca
Pinto de rico é pênis
Pinto de pobre é piroca

Banheiro de rico é toalete
Banheiro de pobre é privada
O rico vai fazer xixi
O pobre vai dar uma mijada
O rico vai fazer coco
O pobre vai dar uma cagada

Zona de pobre é puteiro
Zona de rico é boate
Barco de pobre é canoa
Barco de rico é iate
Amante de rico é dama
Amante de pobre é biscate

O rico come lagosta
O pobre come chuchu
Rico viaja para a Europa
Pobre viaja pra Itu
Bunda de rico tem ânus
Bunda de pobre tem cu

O rico toca piano
O pobre toca corneta
O rico é que se masturba
O pobre bate é punheta
Xana de rico é vagina
Xana de pobre é buceta

Música de rico é concerto
Música de pobre é macumba
Nome de rico é Estela
Nome de pobre é Raimunda
Rico só leva vantagem, ai...
Pobre só leva na bunda

Uso excessivo da internet é sinal de depressão

Pessoas que ficam o tempo todo plugadas na internet têm mais tendência à depressão. É o que afirmam pesquisadores da Universidade de Leeds, na Inglaterra: pessoas consideradas viciadas em internet são cinco vezes mais deprimidas do que o internauta padrão. A pesquisa examinou 1.319 pessoas com idades entre 16 e 61 anos

– Nossa pesquisa indica que o uso excessivo da internet está associado com depressão, mas o que não sabemos é o que vem primeiro. Se as pessoas depressivas são atraídas pela internet ou se o uso da rede causa depressão – diz Catriona Morrison, uma das autoras do estudo. – Agora precisamos investigar a natureza desta relação e avaliar a questão da causa.


Segundo os cientistas que elaboraram o estudo, usuários que fazem uso compulsivo da internet substituem a interação social no mundo real pelo virtual, em redes sociais ou chats. O grupo dos “viciados em internet” é formado principalmente por usuários mais jovens, com média de idade de 21 anos.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

[Vingança] Americana é condenada por colar pênis do ex-amante por vingança

Therese A. Ziemann alegou que ex-amante procurou sua filha.
Ela foi sentenciada a 60 dias de prisão e serviços comunitários.

Uma mulher foi sentenciada a 60 dias de prisão e prestação de serviços comunitários nesta terça-feira (2) por colar o pênis de um homem em sua barriga na cidade de Menasha, estado de Wisconsin (Estados Unidos).


Therese A. Ziemann, de 48 anos, afirmou que ela e outras três mulheres só queriam assustar o homem casado com quem mantiveram um caso extraconjugal no passado. "Foi uma decisão estúpida", defendeu-se a acusada.


Mãe de seis filhos, Therese manteve um relacionamento com um homem casado de 37 anos até que sua mulher lhe telefonou avisando que ela sabia do caso. A acusada teria se afastado do amante, mas ele procurou uma de suas filhas, uma garota de 12 anos. Foi o suficiente para que a americana arquitetasse seu plano.

Em julho do ano passado, Therese marcou um encontro com seu amante num motel e o amarrou na cama, fingindo se tratar de uma brincadeira sexual. Ela então pegou um tubo de cola e grudou o pênis do homem em sua barriga.

Como se não bastasse, Therese telefonou para outras três vítimas do "garanhão" e, juntas, elas celebraram a vingança. "Foi um aviso para que ele ficasse longe dos meus filhos", disse a acusada durante o julgamento de terça-feira.

Ela ainda contou à polícia que antes de colar a genitália do amante lhe deu algumas bofetadas na cara e enviou mensagens de texto para as amigas contando o feito.

As outras três comparsas de Therese também foram sentenciadas a 30 dias de prisão e serviços comunitários.


O homem não sofreu nenhuma lesão mais grave em sua genitália.

STJ aponta improbidade de Wilma

O Superior Tribunal de Justiça considera que a governadora Wilma de Faria cometeu ato de improbidade administrativa. A Corte acatou a denúncia do Ministério Público de que ela, quando era prefeita de Natal em 2000, usou a Procuradoria do Município para apresentar defesa em processo eleitoral. O acórdão, originado do recurso especial 908.790–RN, foi publicado ontem no portal do Superior Tribunal de Justiça. Na decisão, os ministros do STJ apontam que o ato de Wilma de Faria, na época em que era prefeita de Natal, constitui “improbidade administrativa” e determinam o retorno dos autos à origem para aplicar eventuais sanções cabíveis”.

A decisão foi da Segunda Turma do STJ. O relator do processo, ministro Humberto Martins, havia votado pela absolvição da governadora. No entanto, os demais integrantes da Segunda Turma seguiram o voto do ministro Mauro Campbell Marques. Ele considerou que não havia como acolher a defesa da governadora de que havia interesse público quando a Procuradoria do Município a defendeu em processo eleitoral.

“Não há como reconhecer a preponderância do interesse público quando um agente político se defende em uma ação de investigação judicial, cuja conseqüência visa atender interesse essencialmente seu, privado, qual seja, a manutenção da elegibilidade do candidato”, escreveu o ministro Campbell no voto. Pela decisão do STJ, o processo retornará ao Tribunal de Justiça, que remeterá para a Vara da Fazenda Pública. Mesmo se tratando de uma chefe do Executivo, o trâmite em primeira instância ocorre por se tratar de uma ação de improbidade administrativa.

Os procuradores do Município Francisco Honório de Medeiros Filho e Marise Costa de Souza Duarte foram, no mesmo processo, inocentados pelo STJ. “Em relação aos procuradores, não há falar em improbidade administrativa, pois estavam apenas cumprindo suas funções legais ao defender o Chefe do Poder Executivo Municipal”, escreveu o ministro do STJ. Ele também destacou que “para evitar o escoamento do prazo legal para a defesa da prefeita, não seria razoável exigir conduta diversa da praticada pelos procuradores”.

O Tribunal de Justiça do RN, em 2002, entendeu que a representação da chefe do Poder Executivo Municipal pela Procuradoria Geral do Município durante o período eleitoral não configura ato de improbidade administrativa. O Ministério Público estadual recorreu ao STJ, sustentando que a utilização da procuradoria pela prefeita e candidata à reeleição configurou improbidade administrativa. Os procuradores Honório Medeiros e Marise Duarte defenderam judicialmente a então prefeita Wilma de Faria em um processo que envolveu denúncia de um evento de campanha que, supostamente, teria contado com a participação de servidores municipais.

Advogado da governadora vai entrar com embargo

O advogado Erick Pereira, que defenderá a governadora Wilma de Faria no processo de improbidade administrativa, afirmou que entrará com um “embargo de declaração”. O recurso, que tramitará no Superior Tribunal de Justiça, tem como função um “esclarecimento da própria decisão” da Corte.

Segundo Erick Pereira, os ministros do STJ não poderiam publicar o acórdão falando em condenação por improbidade administrativa se, nesse momento, a discussão está centrada no recebimento ou não da denúncia. “É preciso afastar a contradição, por isso vamos entrar com o embargo de declaração. Ele (o STJ) não poderia ter feito a afirmativa (de improbidade administrativa) porque não há o julgamento do mérito”, disse Erick Pereira.

O advogado tem o prazo de cinco dias, após a publicação do acórdão, para entrar com o embargo de declaração. A discussão jurídica, sobre o recebimento ou não da denúncia contra governadora Wilma de Faria, ainda pode chegar ao Supremo Tribunal Federal, caso o advogado de defesa recorra da decisão do STJ.

Ciro Gomes diz que somente seu partido pode impedir sua candidatura à Presidência

Hoje, a ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT, disse que gostaria de ter o deputado no seu palanque.
Brasília - O deputado Ciro Gomes (PSB-CE), pré-candidato à Presidência da República, afirmou hoje (3) que mantém sua disposição de concorrer ao cargo mesmo com os apelos para que ele se junte a pré-candidata do PT, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Hoje, a ministra disse que gostaria de ter o deputado no seu palanque. “Gostaria sempre de estar em palanque com ele”, afirmou Dilma.

“No segundo turno é uma possibilidade muito real, mais do que real, certa. A ministra Dilma tem todas as qualidades, me honra com essa lembrança”, disse Ciro Gomes. No entanto, o deputado afirmou que nada fará com que ele abra mão de sua candidatura para formar uma chapa com a ministra.

“Nada me fará abrir mão, porque considero um dever moral do PSB apresentar alternativa que valorize o povo brasileiro e proteja o nosso povo, com a lucidez do debate com que a gente possa participar, de uma ameaça de volta ao passado, de uma estagnação, de uma paralisia em relação ao bom momento do presente”, afirmou o socialista em entrevista na Câmara dos Deputados.

Ciro Gomes, que já disputou a eleição para a Presidência da República em 1998 e 2002, afirmou que será candidato para ganhar a eleição deste ano. “A única força capaz de fazer com que eu não seja candidato é o meu partido”, disse Ciro.

Vestibular da UERN é neste final de semana

Mais de 19 mil candidatos deverão se submeter às provas em todo o estado
O processo seletivo da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) vai ser realizado no próximo final de semana (7 e 8). A nova data foi determinada após a suspensão da aplicação das provas que estavam previstas para ocorrer nos dias 20 e 21 de dezembro do ano passado. Mais de 19 mil candidatos deverão se submeter às provas em todo o Estado.

O cancelamento do vestibular aconteceu devido a desencontros de informações contidas na lista dos candidatos e das salas, com os dados presentes nos cartões de identificação.

Após a conclusão do processo administrativo que investigou e apontou a ocorrência de erros técnicos nos cartões elaboradas pela AOCP - Concursos Públicos, a UERN se vinculou à uma nova empresa: a Consultec, da Bahia.

A coordenadora do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) em Natal, Michele Galdino, informou que aproximadamente 200 candidatos inscritos desistiram de prestar o vestibular e receberam o reembolso do valor das inscrições.

Michele Galdino aconselhou os candidatos a imprimirem novamente os cartões de inscrição, que estão hospedados no site da Universidade. Além disso, ela enfatiza a importância de chegar ao local das provas antes do horário determinado para o começo da aplicação dos exames. "Todos devem chegar num horário próximo ao da abertura dos portões (7h15) para o caso de haver algum problema", disse.

Dupla leva R$ 4 mil do BB de Caiçara R. dos Ventos

Homens chegaram a agência numa moto e não usaram de violência contra funcionários e clientes do banco

A agência do Banco do Brasil no município de Caiçara do Rio dos Ventos, a 95 quilômetros de Natal, foi assaltada por dois homens que estavam armados. A ação se deu por volta das 9h desta quarta-feira (3).

Foram levados R$ 4.217 em dinheiro e vários aparelhos celulares das pessoas que se encontravam dentro da agência.

Está bem Segura

Anuncio Bem Explicado

Placa Muito Legal

Proibido Pegar Nos Peitos

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Casal transava em praia tailandesa

Praia de Pattaya, na Tailândia, vai se firmando como a capital do flagrante sexual
Na manhã desta terça-feira (2), um casal foi preso na praia de Pattaya, na Tailândia, em pleno ato sexual.

O casal estava na doca de Bali Hai, que fica no extremo sul da estrada da praia de Pattaya.

Oficiais do Departamento de Imigração que cuidaram do caso foram chamados para intervir porque dois estrangeiros estavam de sem-vergonhice em plena areia da praia, bem perto das docas.

Chegando lá, descobriram uma russa fazendo sexo oral em um turco, sem ligar a mínima para a presença dos guardas. A polícia acabou com a festa da rapaziada que juntou pra ver, obrigou o casal a vestir suas roupas e botou os dois em uma viatura estacionada no local.

O turco, de 30 anos, e a russa, de 19, pediram desculpas pelo que fizeram e alegaram não saber que estavam quebrando nenhuma lei.

Os dois levaram multa de 500 baht, que até parece bastante, mas é o equivalente a R$ 27,64.

Criança de 10 anos morre com mais de 30 facadas na zona norte de Porto Alegre

Um dos suspeitos do crime foi assassinado pouco depois, na mesma rua
O menino Renan da Cruz Oliveira, 10 anos, foi assassinado no final da tarde desta terça-feira. A vítima estava sozinha em casa, na Rua Rosa Malheiros, vila Santa Rosa, na zona Norte de Porto Alegre, invadida por pelo menos dois homens. Depois de desferir mais de 30 golpes de faca na criança, os criminosos roubaram diversos objetos da moradia e fugiram. O roubo seria para que a dupla pudesse comprar drogas. O corpo do menino foi encontrado pela mãe, que chegou do trabalho pouco tempo depois.

À noite, um homem considerado pelos moradores como suspeito de participar do crime foi morto a tiros, na mesma rua Rosa Malheiros. Outro suspeito tentou fugir temendo ser linchado, mas acabou preso por policiais militares dentro de uma casa, no Beco dos Maias, também na Santa Rosa, onde havia se escondido. Os PMs tiveram dificuldade para conter os populares, revoltados com a morte do menino.

[Fumar faz mal a saúde] Cigarro explode na boca de fumante na Indonésia

Empresa tabagista vai pagar todas as despesas médicas do sujeito
Andi Susanto, um guarda de 31 anos, disse que nunca mais vai fumar na vida. Um cigarro explodiu na boca no indonésio instantes após ser aceso.

O fumante perdeu seis dentes no incidente. A empresa que produziu o cigarro já se ofereceu para pagar todas as despesas médicas de Susanto.

No entanto, a PT Nojorono Tobacco Indonesia não sabe o que pode ter causado a explosão. Susanto não mastigava nada quando acendeu o cigarro. O fumante também não notou nenhym tipo de sabor, cheiro ou cor diferente.

O mercado indonésio para cigarros é um dos mais rentáveis do mundo. Mais de 60% dos homens do país fumam.

Franca investiga funcionários por acesso a sites pornôs

Um dos servidores é acusado de ficar seis horas vendo páginas eróticas
A prefeitura de Franca, no interior de São Paulo, está investigando sete funcionários acusados de acessar sites pornográficos durante o expediente, usando computadores do município. Em um dos casos o servidor é suspeito de ficar seis horas – quase todo o expediente – nesse tipo de página. Caso a prática seja comprovada, eles podem ser demitidos por justa causa.

[Sede de Poder] Chávez anuncia que se prepara para governar por pelo menos mais 11 anos

O presidente venezuelano Hugo Chávez, que comemorou nesta terça-feira o décimo primeiro aniversário de sua posse como chefe de Estado, anunciou que, "se o povo quiser", está disposto a governar por mais onze anos para garantir as conquistas de seu projeto socialista.

"Tenho 55 anos e 11 anos como presidente. Nos próximos 11 anos, prometo cuidar de mim um pouco mais e, se vocês quiserem, dentro de 11 anos terei 66 anos, se Deus quiser, 22 como presidente", declarou Chávez a membros de seu governo e a outras centenas de pessoas em um teatro de Caracas.

Pouco depois, Chávez afirmou que a "revolução bolivariana" se estenderá por 900 anos, para que seu país "se vingue" pelos últimos 90 anos do século XX em que "os oligarcas" governaram apoiados pelo "império ianque".

"Restam 900 anos. Burgueses, continuem resistindo porque restam 900 anos, nada mais", acrescentou. "Depois de 900 virão mais 900, mas os oligarcas nunca mais voltarão a governar a Venezuela, nunca mais os ianques voltarão a governar a Venezuela", insistiu.

Chávez, cujo segundo mandato terminará em 2012, já anunciou que pretende ser candidato para um terceiro, depois que uma emenda à Constituição abriu, em fevereiro de 2009, as portas para que se candidate a novo período de governo.

Médicos consideram estado de Garibaldi Alves “preocupante”

O estado de saúde do ex-deputado estadual Garibaldi Alves, 86 anos, voltou a preocupar médicos e familiares. Ontem, momentos antes de receber alta da Unidade de Terapia Intensiva do Natal Hospital Center, onde está internado desde a última quinta-feria, o ex-deputado teve uma segunda hemorragia no aparelho digestivo. Segundo o médico Paulo Roberto Albuquerque o diagnóstico do ex-deputado é duas úlceras. A hemorragia, na manhã de ontem, foi mais acentuada que o primeiro sangramento, verificado na sexta-feira passada, provocada por uma dessas úlceras que atinge uma artéria ligada ao duodeno. Os médicos conseguiram conter a hemorragia com uma endoscopia.
Amigos e familiares acompanham informações sobre o ex-deputadoO ex-deputado Garibaldi Alves está sedado e respira com a ajuda de aparelho. “O quadro pela manhã (de ontem) era delicado, mas a tarde ele melhorou. A pressão está se normalizando”, disse o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Paulo Roberto Alves, filho de Garibaldi Alves.

Durante todo dia foi grande a movimentação no salão que dá acesso ao setor de UTI do Natal Hospital Center. Além da presença dos familiares, lideranças políticas e amigos foram ao local em busca de notícias sobre o estado de saúde do ex-deputado estadual.

“Nossa expectativa é grande. Confiamos em Deus e nos médicos. Com certeza sairá tudo bem”, disse o jornalista Agnelo Alves, irmão de Garibaldi. Diúda Alves, também irmã do ex-deputado, lembra que ele é uma pessoa de muita fé.

O senador Garibaldi Alves Filho cancelou toda agenda política e a viagem a Brasília, onde participaria da abertura do ano legislativo, para acompanhar o tratamento do pai. O ex-deputado e ex vice-governador Garibaldi Alves está internado desde a última quinta-feira no Natal Hospital Center, quando deu entrada com um quadro de pneumonia. Na sexta-feira, com o sangramento no aparelho digestivo, ele foi transferido para a UTI da unidade hospitalar por recomendação dos médicos, diante da idade do paciente.

Com Serra em baixa, Aécio alfineta o PSDB

Nada como um dia atrás do outro, uma noite no meio e uma ruma de tucanos empoleirados e assustados...

Aécio Neves, o governador de Minas Gerais a quem o PSDB negou espaço para ser o candidato à sucessão do presidente Lula, preferindo apoiar o eternamente indeciso José Serra, agora sai da toca e tripudia em cima dos números nada favoráveis ao governador paulista.

Em entrevista ao repórter Eduardo Kattah, da Agência Estado, Aécio lamentou hoje que o PSDB não tenha feito a "mobilização necessária" para que sua pré-candidatura fosse discutida como uma alternativa para o partido na eleição presidencial. E reafirmou que no momento seu "caminho natural" é uma candidatura ao Senado. "Eu estarei à disposição do Brasil, mas a partir de Minas Gerais E hoje meu caminho natural é uma candidatura ao Senado. Eu não saí da disputa presidencial esperando um retorno", disse o governador, um dia depois de a pesquisa CNT/Sensus indicar um quadro de empate técnico entre José Serra e Dilma Rousseff , a provável candidata do PT à Presidência da República.

Aécio foi além, lembrando que durante um ano apresentou ao partido a "proposta de uma convergência maior". "De um governo que olhasse para o futuro e que eu chamei de pós Lula, que reconhecesse os avanços que vieram no governo do presidente Fernando Henrique, como a estabilidade econômica, e que foram continuados no governo do presidente Lula, com avanços sociais", explicou. "Infelizmente não houve, por parte do meu partido, a mobilização necessária para que essa alternativa fosse discutida. Eu, para não criar um conflito maior no partido, optei por voltar-me para Minas".

Explosão de bujão de gás deixa 30 feridos em festa da padroeira em Boa Saúde

Incidente ocorreu em quiosque próximo ao palanque dos festejo em que se encontrava a governadora Wilma de Faria. Ela não se feriu. Há pessoas com ferimentos graves.
A explosão de um botijão de gás num quiosque particular deixou 30 pessoas feridas em festejos da padroeira de Boa Saúde, Nossa Senhora da Boa Saúde. A governadora Wilma de Faria presenciou o incidente, mas não se feriu. O fato ocorreu no início da noite. Segundo cálculos da PM que faz a segurança do local e da governadora, três pessoas se feriram gravemente.

Segundo a polícia, as homenagens à padroeira de Boa Saúde transcorriam normalmente quando houve a explosão do botijão de gás num quiosque próximo ao palanque das autoridades. Havia pelo menos 500 pessoas na praça ao redor da igreja e o tumulto foi grande.

A governadora Wilma de Faria foi retirada do local imediatamente e levada para a casa da prefeita de Boa Saúde, Maria Edice (PR).

Wilma determinou a convocação do Samu Metropolitano e de médicos para ajudar no socorro às vítimas. O Corpo de Bombeiros também foi acionado pela governadora para apurar as causas do incidente.

Os feridos mais graves foram levados primeiramente para o Hospital de Santo Antônio, na região Agreste, para depois serem encaminhados ao Walfredo Gurgel, em Natal

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Professores pedem revisão urgente do Estatuto do Aluno

Movimentos independentes e sindicatos de professores defenderam hoje que será cada vez mais difícil manter a ordem nas escolas sem uma alteração urgente ao Estatuto do Aluno em matéria de acção disciplinar, faltas e provas de recuperação.
"Hoje um aluno desobedece e não lhe acontece nada, a lei protege-o", diz Ilídio Trindade, do Movimento Mobilização e Unidade dos Professores, sobre o Estatuto do Aluno, considerado por alguns docentes uma das heranças "perturbadoras" da ex-ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.

A nova equipa ministerial, liderada por Isabel Alçada, já anunciou que apresentará até ao final do primeiro trimestre do ano uma proposta de alteração ao Estatuto do Aluno e os representantes dos professores estão na expectativa de saber se esta corresponderá aos anseios da classe, já que entendem que os docentes acabarão por acarretar com as consequências.

"Quem tem o castigo é o professor", afirma o secretário-geral da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE), João Dias da Silva, referindo-se nomeadamente à assiduidade, que obriga os docentes a realizarem provas de recuperação para os alunos com faltas, que em alguns casos acabam por faltar também às ditas provas.

Este é um dos pontos críticos do Estatuto para Ricardo Silva, da Associação de Professores em Defesa do Ensino, por o regime ser "aplicado indiferenciadamente aos alunos que faltam sistematicamente e de forma injustificada e àqueles que realmente não podem comparecer nas aulas por motivos como doença".

"Não faz sentido misturar faltas justificadas e injustificadas", considerou, criticando também o "trabalho acrescido e o excesso de burocracia que se instalou nas escolas", nomeadamente devido à imposição de medidas de apoio educativo, em que se inserem as provas de recuperação.

"Qualquer dia os alunos não vão às aulas, chegam, fazem uma prova e passam de ano. E quantas provas é que o professor vai ter de fazer", questionou.

O dirigente entende que a legislação revela uma filosofia de "desconfiança em relação ao professor ao impor legalmente medidas de apoio educativo que estes sempre realizaram, acrescidas de "um conjunto de burocracias que tornaram a docência num autêntico inferno".

A acção disciplinar é outro ponto que tem de ser revisto, segundo João Dias das Silva, da FNE, pela "falta de consequências do incumprimento por parte do aluno das suas obrigações de assiduidade e respeito aos outros e às pessoas dentro da comunidade educativa".

"Quando há tentativa de medidas disciplinares, os processos são tão lentos e burocráticos que os efeitos pedagógicos das medidas se perdem", declarou.

Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), corrobora que o Estatuto do Aluno "carece de uma alteração urgente para que seja uma peça de valorização da escola pública e da autoridade do professor".

Para este dirigente, o diploma "não passou de um mecanismo menos claro, de uma artimanha e artifício para mexer nas estatísticas e poder influenciar e mentir sobre o sucesso escolar".

Embora não o considere o mais perturbador, Octávio Gonçalves, do Movimento Promova, concorda que o Estatuto do Aluno "concorre para a perturbação nas escolas e deve ser revisto".

Todos são unânimes em reclamar "mais autoridade para os docentes e uma maior responsabilização dos alunos e das famílias".

[Pesquisa] Governo Lula tem avaliação positiva e chega a 71,4%

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 29 de janeiro em cinco regiões, 24 estados, 136 municípios e dois mil entrevistados
A avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é positiva para 71,4% dos entrevistados pela pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e do Instituto Sensus, divulgada nesta segunda-feira (01). Na comparação com o levantamento anterior, de novembro do ano passado, a alta foi de 1,4 ponto percentual. A pesquisa era positiva para 70% dos entrevistados, até então.

A avaliação negativa teve uma leve queda de 0,4 ponto percentual em relação à pesquisa anterior, passou de 6,2% na análise anterior para 5,8% na atual.

Registrou alta também a avaliação do presidente Lula, que ficou em 81,7%, contra 78,9% constatados anteriormente. A desaprovação ficou em 13,9%, contra 14,6% de novembro.

Já a avaliação da população em relação ao país é de que 54,86% acham que o Brasil está bem e a expectativa dos que acham que haja melhora nos próximos meses é de 74,10% da população.

Preso homem que assaltou e estuprou estudante

Além de assaltar e subtrair da vitima um telefone celular e sua bolsa, em seguida, ele a amarrou com cordas e a deixou no porta-malas do carro

Policiais Civis lotados na 6ª Delegacia Regional de Policia em Nova Cruz, em operação conjunta com Policias militares do município de Pedro velho e Canguaretama prenderam na manhã de ontem (31), o mecânico Flávio Antonio de Nascimento, 35 anos, condenado a 6 anos e 6 meses de prisão por estupro e ainda cumprindo pena em regime condicional.

Ele é acusado de ter estuprado na tarde do último sábado (30) uma estudante de 23 anos. Segundo relato da estudante, ela encontrava-se em uma parada de ônibus junto com outra moça no distrito de Piquiri no município de Pedro Velho, quando o acusado passou em um carro tipo palio weekend de cor prata, dizendo que fazia transporte de passageiros e estava indo para Natal.

As duas moças entraram no carro pensando que se tratava de uma lotação, sendo que uma das moças tinha como destino a cidade de Canguaretama onde desceu em frente a um supermercado local. A estudante seguiu viagem para Natal e durante o percurso, o acusado disse a vitima que ia pegar em um lugar próximo duas pessoas que já tinham agendado previamente com ele o transporte para capital. Antes de chegar ao local, Flávio parou o carro anunciou o assalto e subtraiu da vitima o telefone celular e sua bolsa. Em seguida, amarrou a vitima com cordas e a colocou no porta-malas do carro.

A vitima relata ainda que o acusado levou até a residência dele no município de Pedro Velho e a estuprou. Depois ele voltou com ela até a cidade de Canguaretama, aonde a deixou, devolveu o telefone celular, a bolsa com dinheiro e pedindo desculpas. A estudante foi até a delegacia de policia civil na cidade de Canguaretama onde registrou a ocorrência.

O Delegado José Carlos Oliveira que conduz o inquérito disse que alguns detalhes passados pela vitima como placa do carro (MNR-7660), tipo de veiculo e a observação do pára-brisa direito que estava com uma rachadura foram imprescindíveis para identificação e prisão do indivíduo.

Ainda na tarde de ontem, a vitima esteve na delegacia de policia civil no município de Pedro velho e reconheceu Flavio Antonio, como o homem que havia lhe assaltado e estuprado

Faça Isso...

A Bondade
É a flor mais atraente do jardim de um coração bem cultivado.
Plante estas flores.

A Alegria
É o perfume gratificante, fruto do dever cumprido.
Esbanje-o, o mundo precisa dele.

O Amor
É a melhor música na partitura da vida.
Sem ele, você será um(a) eterno(a) desafinado(a).

A Fé
É a bússola certa para os navios errantes, incertos, buscando as praias da eternidade.
Utilize-a sempre.

O Sorriso
É o cartão de visita das pessoas saudáveis.
Distribua-o gentilmente.

A Paz na Consciência
É o melhor travesseiro para o sono da tranqüilidade.
Viva em paz consigo mesmo.

A Esperança
É o vento bom enpurrando as velas do nosso barco,
chame-o para dentro do seu cotidiano.

A lição dos gansos

" Quando um ganso bate as asas, cria um vácuo para o pássaro seguinte voando na formação "V", o bando inteiro tem um desempenho 71% melhor do que se a ave estivesse voando sozinha."


Lição 1 - É preciso acontecer um revezamento das tarefas pesadas e dividir a liderança. As pessoas, assim como os gansos, são dependentes umas das outras.

"Os gansos de trás, na formação, grasnam para incentivar e encorajar os da frente e aumentar a velocidade."

Lição 2 - Se tivermos tanta sensibilidade quanto um ganso, nós permaneceremos em formação com aqueles que se dirigem para onde pretendemos ir e nos disporemos a aceitar a sua ajuda, assim como prestar a nossa aos outros.

"Quando o ganso líder se cansa, muda para trás na formação e, imediatamente, outro ganso assume o lugar, voando para a posição de ponta".

Lição 3 - Pessoas que compartilham uma direção comum e senso de comunidade podem atingir seus objetivos mais rápida e facilmente.

"Sempre que um ganso sai da formação, sente subitamente a resistência por tentar voar sozinho. Rapidamente, volta para a formação, aproveitando a "aspiração" da ave imediatamente à sua frente".

Lição final - Quando um ganso fica doente, ferido, ou é abatido, dois gansos saem da formação e seguem-no para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que esteja apto a voar de novo ou morra. Só assim, eles voltam ao procedimento normal, com outra formação, ou vão atrás.