sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Em brincadeira com álcool em gel, jovens põem fogo em escola na Suécia

'Esse é um caso de negligência juvenil', disse o policial Matti Paavo.
Mas ele não acredita que eles colocaram fogo de forma intencional.



Dois adolescentes estavam brincando com álcool em gel para desinfetar as mãos, mas acabaram colocando fogo em uma escola em Södertälje. (Foto: Reprodução/lt.se)
Os dois adolescentes com idades entre 15 e 16 anos decidiram testar inflamabilidade do álcool em gel, escrevendo seus nomes com o produto em janelas e fachadas da escola Hovsjö. Em seguida, eles colocaram fogo.
Paavo disse acreditar que o álcool queimou, mas os dois jovens deixaram o local em seguida. Mas as chamas continuaram e se espalharam pelas paredes e o teto, provocando um incêndio de grandes proporções.
Os bombeiros foram chamados menos de dez minutos depois de os adolescentes terem iniciado a brincadeira. Apesar dos esforços dos bombeiros, a escola foi totalmente destruída.

Nos últimos 10 anos, número de empregos formais do RN cresceu mais de 85%

Apesar da boa notícia, número de demissões continuam em alta.

Uma pesquisa aponta que na última década o número de empregos no Rio Grande do Norte cresceu mais de 85%. Mas a abertura do Mercado de Trabalho para jovens precisa melhorar. Veja na matéria de Glácia Marillac.

Teto da igreja matriz de Assu desaba

O teto da igreja mais antiga do interior do RN desabou nesta sexta-feira (02), por volta das 14h. A igreja secular estava interditada desde o dia 17 de setembro por risco de desabamento e a comunidade já está organizado uma quermesse para angariar fundo para a restauração.

Segundo relato de Edmilson da Silva, radialista da cidade, ninguém se feriu. "Quando cheguei ao local só estavam os quatro funcionários da igreja. Cerca de 90% do teto desabou. Incrívelmente nenhum santo ou objeto da igreja foi quebrado. O altar permaneceu intacto", acrescentou.

A governadora Wilma de Faria está em Assu, em decorrência da Feira de Negócios do Vale do Açu, e será comunicada do ocorrido.

Estudante morre baleada em sala de aula no Paraná

CASCAVEL - Uma estudante de 14 anos morreu na manhã desta sexta-feira após ser baleada acidentalmente por um colega de 15 anos, dentro do Colégio Estadual Santos Dummont, em Cascavel, interior do Paraná, segundo informou a Secretaria Estadual de Educação.

De acordo com a Patrulha Escolar, o estudante da 8ª série levou para a escola uma arma, que disparou atingindo a jovem.

A sala de aula onde ocorreu o acidente será desativada temporariamente para perícia. Segundo a secretaria, os alunos serão realocados para outro ambiente. O órgão estadual não confirmou se o jovem foi detido.

Procurada, a Secretaria de Segurança Pública afirmou ainda não ter informações sobre o caso.
Fonte: JB

Médico carioca está desaparecido na Indonésia após terremoto, diz agência

Cirurgião plástico, de 40 anos, está desaparecido na região de Padang.
Por e-mail, ele avisou que faria passeio de barco no dia do tremor, diz mãe.

O cirurgião plástico carioca Ricardo Fabrini, de 40 anos, está desaparecido na região de Padang, na Indonésia, após o terremoto que devastou a ilha de Sumatra e que, segundo a ONU, matou pelo menos 1.100 pessoas, informaram parentes nesta sexta-feira (2).

Segundo a mãe de Ricardo, Naira Fabrini, o médico, que é surfista amador e passa férias na Indonésia, enviou um e-mail no dia 30 último cerca de quatro horas antes do terremoto, em que avisava que estava iniciando um passeio de barco.
"Seria a última parte de uma viagem que começou no início de setembro. Ele sempre entra em contato avisando onde está. O e-mail foi o último contato que fez comigo", contou a mãe do médico, que disse já ter tentado falar com o Itamaraty, sem sucesso por enquanto.
Ricardo Fabrini deixou o Rio de Janeiro no último dia 2 de setembro e tinha previsto retornar ao Brasil no início de outubro.
No dia 30, chegou à cidade de Padang - capital da província de Sumatra Ocidental e a mais atingida pelo terremoto - para fazer um passeio de barco a ilhas vizinhas que duraria pouco mais de uma semana. Desde então não foi mais contatado.
Mais de 20 mil prédios de Padang e de outros seis distritos vizinhos ficaram danificados ou destruídos pelo terremoto, que abalou Sumatra às 7h15 (Brasília).
De acordo com o Ministério da Saúde indonésio, o terremoto de quarta-feira passada, de 7,6 graus de magnitude, deixou ao menos 770 mortos e pode haver cerca de outras três mil pessoas sob escombros. A ONU estima o número de vítimas em 1.100.

PF quer ouvir dono de pizzaria sobre envolvimento no vazamento do Enem

Ele nega participação e diz que deu contato para cliente fazer denúncia.
Tentativa de vender cópia da prova fez MEC cancelar o exame.

Apontado como intermediador do contato entre homens que supostamente tinham uma cópia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 e uma repórter do jornal "O Estado de S. Paulo", o publicitário e dono de uma pizzaria na capital paulista, Luciano Rodrigues, de 39 anos, foi chamado pela Polícia Federal para prestar depoimento sobre o caso, segundo informou seu advogado, Luiz Vicente Bezinelli. O defensor disse que Rodrigues não tem envolvimento com o vazamento do exame.
De acordo com Bezinelli, Rodrigues recebeu um telefonema na quinta-feira (1º) da Polícia Federal determinando que ele fosse depor na próxima segunda-feira (5). Ele confirmou presença.
A tentativa de venda de uma cópia do exame fez com que o Ministério da Educação (MEC) cancelasse, na quinta-feira, a realização da prova marcada para sábado (3) e domingo (4).
Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Polícia Federal disse que não falaria sobre o caso nem quis confirmar se Rodrigues foi chamado para depor. A PF apenas confirma que o vazamento da prova está sendo investigado.

Clientes

O G1 esteve no início da tarde desta sexta-feira (2) na pizzaria, na Rua Pamplona, na região dos Jardins, área nobre de São Paulo, para falar com Rodrigues, mas a reportagem foi atendida pelo advogado, que disse ter orientado o cliente a não falar sobre o assunto e deixar a tarefa a cargo do defensor.
Bezinelli disse que o dono da pizzaria foi questionado por um grupo de três clientes do local se ele conhecia algum jornalista, pois eles queriam fazer uma denúncia grave sobre o Enem. De acordo com o advogado, os clientes se limitaram a dizer que era uma denúncia e não falaram que tinham a cópia da prova nem tampouco que queriam vender questões do exame.
O advogado disse que, como Rodrigues já trabalhou no departamento comercial de "O Estado de S. Paulo", deu aos clientes o telefone de uma jornalista da área de educação do jornal e também da redação da "Folha de S.Paulo".
Rodrigues chegou a telefonar para a reportagem dos dois jornais, segundo o advogado, para dizer que havia passado os telefones para que fosse feita uma denúncia sobre o Enem. No entanto, não acompanhou o contato deles com os repórteres, nem soube do encontro entre os rapazes e a jornalista de "O Estado de S. Paulo", de acordo com o relato do defensor.
"Ele só soube quando o escândalo saiu na imprensa", afirmou Bezinelli. Segundo ele, Rodrigues não tem ligação com escolas, cursinhos nem outras instituições da área de educação e também não tem filhos ou outros parentes que vão fazer a prova. "Ele nem sabia que haveria essa prova no fim de semana", garantiu o advogado.
O defensor contou que esses clientes que falaram sobre o Enem aparentam ter cerca de 25 anos e começaram a frequentar a pizzaria há algumas semanas. Rodrigues, segundo o advogado, provavelmente reconheceria os homens se os visse novamente.

Festa do Rio 2016 reúne cerca de 100 mil pessoas em Copacabana

Informação é da Guarda Municipal do Rio.
Pista da Avenida Atlântica, sentido Leme, continua interditada.

Cerca de 100 mil pessoas compareceram à festa em Copacabana (Foto: Carolina Lauriano/G1)

O público compareceu em peso nesta sexta-feira (2) em Copacabana, na Zona Sul do Rio, para comemorar a escolha do Rio como a cidade-sede das Olimpíadas de 2016. Segundo informações da Guarda Municipal, aproximadamente 100 mil pessoas estiveram presentes nas areias e no calçadão da praia, e também na Avenida Atlântica, que teve uma das pistas interditada para a realização do evento.
A festa

O grande show em Copacabana começou cedo nesta sexta. Às 9h, o público chegava timidamente para curtir a primeira atração, o DJ Dodô.

Estudantes, idosos e figuras excêntricas, tomaram a areia da orla mais famosa do mundo. O verde e amarelo estava presente entre o público, em roupas e acessórios

Atletas brasileiros de épocas diferentes chegaram ao local e, por volta das 10h30, o comediante Eri Johnson assumiu o palco e divertiu o público fazendo imitações do jogador Romário, e do presidente Lula.

“Já chegamos numa posição que o Rio ainda não tinha chegado”, disse Eri Johnson, antes do anúncio.”Nós somos cariocas e não desistimos nunca”, ressaltou.

O comércio também ficou agitado naquela região. Ambulantes aproveitaram para vender itens que, normalmente, só são vendidos em época de Copa do Mundo, como chapéus, cornetas e bandeiras, todos nas cores verde e amarelo. “Estou torcendo não só como brasileiro, mas como comerciante também”, disse o ambulante Cleber Loureiro.

Animação

Três horas depois do início da festa, o cantor Lulu Santos animou o público abrindo seu show com o sucesso de Jair Rodrigues, a música “Deixa isso pra lá”.

Depois do show, olhares atentos e comemoração quando as cidades de Chicago e Tókio foram eliminadas da disputa. O telão na praia avisava: ”A disputa está entre Rio e Madri”.

Às 13h50, quando o grande anúncio foi feito, a praia de Copacabana enlouqueceu. “É um sonho sediar uma Olimpíada, um privilégio, mas agora temos responsabilidades”, disse o judoca Flávio Canto. Ele destacou que é preciso “aproveitar o que deu certo no Pan de 2007 e não repetir os erros”. “Em 2016, vou estar na ativa na arquibancada, torcendo”, disse.

O show do grupo Revelação e da bateria da escola de samba do Salgueiro, encerraram as atrações em Copacabana. No domingo (4), a festa deve continuar. O evento vai contar com Arlindo Cruz, a banda Blitz e novamente com a bateria da Salgueiro.

Fonte:G1

Imagem de câmera deve ajudar polícia a identificar quem decapitou mulher

Jovem de 22 anos que foi morta havia estado com outra moça em hotel.
Colega da vítima deixou o local antes do crime e é procurada pela polícia.

Imagens gravadas pelo circuito interno de monitoramento por câmeras de segurança do hotel onde uma mulher foi decapitada na quinta-feira (1º) devem ajudar a Polícia Civil de São Paulo a identificar quem a matou. De acordo com a polícia, colega da vítima que se hospedou com ela na Aclimação, na Zona Sul, desapareceu após o crime e é procurada para prestar esclarecimentos. Para a polícia, ela seria suspeita pelo assassinato.
Segundo a polícia, a camareira do estabelecimento encontrou o corpo da jovem de 22 anos ensangüentado sobre a cama. A Polícia Civil trata o caso como homicídio.
Segundo a delegada Elisabete Sato, titular do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que investiga o caso, as duas mulheres entraram no hotel por volta das 15h.
Ainda de acordo com a delegada, a vítima é Raquel Oliveira de Mello, que havia fornecido sua identidade à recepção do hotel. A outra jovem que a acompanhava não mostrou nenhum documento quando entrou.
Segundo a versão apresentada por funcionários do hotel para a polícia, por volta das 17h, a acompanhante de Raquel resolveu sair do hotel. Depois disso, uma camareira percebeu porta do quarto entreaberta, viu um corpo na cama e resolveu entrar. Em seguida, afirmou ter visto a vítima sem a cabeça, que estava a poucos metros do corpo.
Assim como as imagens do hotel, um aparelho celular foi apreendido pelos peritos e ajudará na investigação.
"Tudo indica que ela teria sido decapitada por alguém que usou uma faca", disse Elisabete Sato. A arma, no entanto, ainda não foi encontrada.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

MEC cancela prova do Enem

Denúncia de jornal, de que o exame teria vazado, motivou a suspensão.
Expectativa do MEC é realizar nova prova em 45 dias.
O Ministério da Educação e Cultura (MEC) cancelou na madrugada desta quinta-feira (1º) a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que seria aplicada neste final de semana, disse a assessoria de comunicação social do MEC, que confirmou também que a decisão partiu do ministro Fernando Haddad, após conhecer denúncia feita pelo jornal “O Estado de São Paulo”, de que a prova teria vazado.

Haddad concederá entrevista nesta quinta, na sede do MEC, em Brasília, para explicar os procedimentos com relação ao Enem. O MEC tem uma segunda versão da prova, mas ainda não está confirmado se essa versão poderá ser utilizada.

Cerca de 4,1 milhões de candidatos realizariam o exame. A expectativa do MEC é realizar a próxima prova, que tem como responsável o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em 45 dias.

O jornal “O Estado de São Paulo” denunciou que foi procurado por um homem que disse ter as duas provas que seriam aplicadas no sábado (3) e no domingo (4), e que queria vender o material por R$ 500 mil.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Terremoto na ilha indonésia de Sumatra matou mais de 200 pessoas, diz governo

Número de mortos na cidade de Padang pode subir a milhares.
Na véspera, tremor seguido de tsunami abalou Samoa e Samoa Americana.
O terremoto que atingiu a costa da ilha de Sumatra, na Indonésia, nesta quarta-feira (30) matou pelo menos 200 pessoas, segundo o governo.

Moradores observam estragos provocados pelo terremoto desta quarta-feira (30) em Padang, na ilha indonésia de Sumatra. (Foto: Reuters)

RS e SC têm 69 cidades em situação de emergência e mais de 15 mil fora de casa

Em Santa Catarina, quase 100 mil pessoas foram afetadas.
Duas continuam desaparecidas no Rio Grande do Sul.

Os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os mais atingidos por chuva desde o fim de semana, têm, juntos, 69 cidades em situação de emergência. Na terça-feira (29) eram 48. Santa Catarina teve o aumento mais significativo e passou de 29 para 49. No Rio Grande do Sul, o número passou de 19 para 20.
Em Santa Catarina, quase 100 mil pessoas foram afetadas por temporais, quedas de granizo e vendavais. Mais de 11 mil tiveram que deixar suas casas e foram levados a abrigos públicos ou para a casa de parentes. Cinco pessoas ficaram feridas com as chuvas.
No estado, mais de 10 mil casas foram atingidas. Para amenizar a situação nos municípios em situação de emergência, a Defesa Civil já distribuiu cerca de 40 mil metros quadrados de lona, 57.500 telhas, 970 colchões e 740 cobertores.

Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, mais de 45,6 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas, enchentes, vendavais e quedas de granizo. Entre desabrigados e desalojados, quase 5 mil pessoas estão fora de casa. Duas pessoas continuam desaparecidas no estado.
A Defesa Civil do estado já distribuiu 25,9 mil telhas, 450 kits com colchão, cobertor e lençol, 300 cestas básicas e 29 rolos de lona plástica, cada um com 100 metros.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Tema da redação do Enem abordará problemas reais

Entre as apostas aparecem a lei seca e a liberdade de imprensa.
Ideal é que a redação seja construída em 30 linhas
A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é diferente da pedida no vestibular por exigir mais do que uma dissertação. O estudante deve elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado na prova, demonstrando respeito aos direitos humanos. Fugir disso pode comprometer o resultado da avaliação. A prova será aplicada no domingo (4), no segundo dia do exame nacional, às 13h.

O Enem espera do texto criatividade e capacidade de argumentação. Para isso, o estudante deverá investir na informação sobre temas atuais. Entre as apostas de professores para este ano aparecem a lei seca, a escassez de água, a liberdade de imprensa e a violência contra a mulher. Todos são temas nacionais que atingem a todos os candidatos.

Na hora de colocar as ideias no papel, a organização também é importante. De acordo com a professora de redação Luísa Canella, do Unificado, o ideal é que a redação seja construída em 30 linhas e estruturada em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Uma dica é fazer um planejamento antes de começar a escrever.

No domingo, o tempo de prova será de 30 minutos a mais do que no sábado e o número de questões objetivas será o mesmo (90).

O tema, segundo o Ministério da Educação, será de ordem social, científica, cultural ou política.

Professor é preso com duas alunas em quarto de motel em MT

Pai seguiu a filha após término das aulas e chamou a polícia.
Advogado do professor disse que ele nega o crime.

Um professor de ensino médio foi preso, em flagrante, com duas alunas, de 16 e 17 anos, em um quarto de motel, na noite desta segunda-feira (28), em Cuiabá. Segundo a polícia, as adolescentes estudam na instituição onde o professor atuava como coordenador.
A Polícia Civil chegou ao motel depois de receber denúncia feita pelo pai de uma das garotas. Ele teria informado aos policiais que seguiu a filha da saída da escola até uma estrada.
Ainda segundo a polícia, o pai desconfiou do relacionamento da adolescente com o professor. Ele achou diferente a letra da filha em uma prova. Pressionada pelos pais, a jovem confessou que a avaliação tinha sido preenchida pelo professor.
A direção do colégio onde o suspeito ministrava as aulas, informou que o professor foi contratado em 2008, mas que seria demitido após o ocorrido nesta segunda-feira.
De acordo com o delegado plantonista, Cristian Cabral, o professor será indiciado por exploração sexual de menor. Ele foi liberado após pagar fiança de R$ 1,2 mil.
De acordo com o advogado do professor, Antônio Pinhero Espósito, o cliente nega o crime. O caso será investigado pela Delegacia Especializada de Defesa do Direito da Criança e do Adolescente.

Fonte: G1

Acusada de assalto a bancos, 'vovó bandida' é presa pelo FBI

Theresa Gaas foi acusada de roubar dois bancos em Houston.
Ela foi flagrada pelas câmeras de segurança cometendo os assaltos.
Uma mulher conhecida como "vovó bandida" foi presa em Houston, no estado do Texas (EUA). A americana Theresa Gaas, de 56 anos, foi detida nesta terça-feira (29) acusada de assalto a bancos, de acordo com reportagem da emissora de TV "Fox".


Mulher conhecida como 'vovó bandida' foi presa nesta terça-feira em Houston. (Foto: Divulgação)

Ela foi acusada de roubar dois bancos na última sexta-feira em Houston. Em um comunicado, o FBI (polícia federal americana) disse que o carro da mulher corresponde à descrição do veículo utilizado nos assaltos.

Ela também foi flagrada pelas câmeras de segurança das agências. Em ambos os assaltos, a polícia disse que a mulher se aproximou dos caixas e, após afirmar estar armada, exigiu o dinheiro. Ninguém ficou ferido nos assaltos.

Benefício do Bolsa Família de 400 mil famílias é bloqueado

Agência Brasil
BRASÍLIA - O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) bloqueou, este mês, o benefício de 401.321 famílias que não declararam a frequência escolar de seus filhos nos dois primeiros bimestres letivos deste ano, informação exigida para receberem o Bolsa Família.
Os valores somente serão desbloqueados quando as informações forem atualizadas no Cadastro Único e no sistema do Ministério da Educação. Se isso não ocorrer até o fim do ano, o benefícios serão cancelados.
De acordo com o MDS, as famílias receberam, pelos Correios, uma notificação avisando sobre o problema e orientando-as a procurar a gestão local do Programa Bolsa Família.
Atualmente, 84% dos 17,1 milhões de alunos beneficiados pelo programa, de 6 a 17 anos, têm sua frequência acompanhada. O objetivo, segundo o ministério, é ampliar esse acompanhamento.
Em julho, o total de famílias sem as informações sobre a frequência dos filhos nos dois primeiros bimestres letivos era de 510.830, mas 109.509 fizeram a atualização e não tiveram o benefício bloqueado. O MDS informou que os gestores municipais do Bolsa Família podem ter acesso à lista de famílias atingidas pela medida na Central de Sistemas.
19:29 - 29/09/2009

TCU pede paralisação de 13 obras do PAC por irregularidades

Portal Terra

BRASÍLIA - O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta terça-feira o relatório que consolida as fiscalizações de obras feitas em 2009. Entre as 99 obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) fiscalizadas, 13 apresentavam irregularidades que recomendavam paralisação, segundo critérios da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O número representa 0,5% das 2.446 obras do programa.

O documento é elaborado para informar a situação das obras fiscalizadas ao Congresso Nacional e aponta os casos em que há irregularidades graves. Durante a sessão, o ministro-relator do processo, Aroldo Cedraz, apresentou os principais dados e constatações feitas pelo TCU e os benefícios obtidos durante as auditorias.

- Em meu trabalho, procurei aprimorar o controle e atender de maneira eficiente às demandas do Congresso Nacional - disse o ministro. O setor de infraestrutura concentrou 43,4% dos levantamentos de auditoria e 78,5% da dotação orçamentária fiscalizada.

Número de mortos por tsunami causado por terremoto passa de 100 na Oceania

Há mortos e feridos em Samoa Americana e em Samoa.
Ondas gigantes seguiram-se a abalo de magnitude 8.
Do G1, com agências internacionais
Tamanho da letra
A- A+ O tsunami que se seguiu a um terremoto nesta terça-feira (29) na Oceania provocou mais de 100 mortos no território americano de Samoa Americana e em Samoa, segundo as autoridades locais.
Até agora, foram registrados 100 mortos em Samoa e 14 em Samoa Americana. Há relatos de vários feridos e de muita destruição, com vilas inteiras alagadas.
O medo levou moradores da região a buscar lugares mais elevados para se proteger.
O tremor ocorreu às 6h48 locais (14h48 de Brasília), segundo o Centro de Estudos Geológicos dos EUA.
O epicentro localizou-se no mar, a 195 quilômetros de Ápia, capital de Samoa. Inicialmente, a agência havia avaliado a intensidade do abalo em 7,9, na escala de momento, mas depois revisou para 8. A Defesa Civil da Nova Zelândia avaliou o tremor em 8,3 graus na escala Richter.
Embora ainda seja usada, a escala Richter, ou escala de magnitude sísmica, tem sido substituída pela escala de magnitude de momento. As medições em ambas as escalas costumam ser bastante semelhantes, apesar de calculadas por fórmulas diferentes.
O tremor gerou um alerta de tsunami do Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, dos EUA, levantado horas depois.
Depois de várias réplicas menores, um novo forte tremor, de magnitude 5,9, foi registrado às 12h25 locais de quarta-feira (20h45 de Brasília).

Enem: Inep reavaliará locais de prova de alunos insatisfeitos

BRASÍLIA - Em nota divulgada no site, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirma que analisará todos os casos em que o candidato ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009, no ato de inscrição, selecionou incorretamente o município para fazer a prova.

Na nota, o Inep afirma ainda que todas as ocorrências encaminhadas ao serviço de atendimento ao cidadão, pelo e mail faleconosco@inep.gov.br, estão sendo analisadas e serão resolvidas.

Os candidatos que se sentirem prejudicados podem fazer a solicitação de revisão do local de provas até quinta-feira, 1º de outubro, às 12h00 (horário de Brasília-DF).

Os participantes atendidos que informaram o número de celular no ato da inscrição serão avisados via SMS sobre a efetivação da mudança solicitada.

Esses participantes serão instruídos a consultar seu novo local de prova no endereço: http://sistemasenem2.inep.gov.br/enemLocalProva/. Esse retorno começa a ser dado a partir desta terça-feira, dia 29, e vai até a próxima sexta-feira, dia 2 de outubro.

As provas do Enem 2009, ocorrerão neste sábado e domingo, dias 3 e 4 de outubro.

As informações são da Assessoria de Imprensa Inep/MEC

Terremoto de 8,0 graus provoca tsunami e mortes no Pacífico

WASHINGTON - Um forte terremoto de magnitude 8,0 graus que atingiu a Samoa Americana, no Oceano Pacífico, provocou um tsunami e ondas de mais de 1,57 metro de altura, informaram agências do governo norte-americano nesta terça-feira. Uma autoridade do Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos disse haver mortos na ilha de Samoa Americana, mas não há estimativas.

Ondas em Pago Pago estavam 1,57 metro acima do nível normal do mar, de acordo com o Centro de Alertas para Tsunamis no Pacífico, no Havaí.

Mais cedo, a agência havia emitido um alerta de tsunami para Nova Zelândia, Samoa Americana e outras pequenas ilhas do Pacífico.

Samoa Americana é um pequeno território norte-americano localizado entre o Havaí e a Nova Zelândia e tem população de cerca de 65 mil pessoas.

Holly Bundock, porta-voz do Serviço Nacional de Parques dos EUA para a região Oeste, em Oakland, na Califórnia, disse "eu diria que estamos alarmados", acrescentando que o serviço recebeu informações de Mike Reynolds, superintendente do órgão em Samoa Americana.

Reynolds disse a um operador da Yellowstone que quatro ondas do tsunami, entre 4,6 metros e 6 metros de altura, avançaram entre 0,8 quilômetro e 1,6 quilômetro em direção à ilha de Tutuila, onde localiza-se Pago Pago.

- O centro de visitantes do Parque Nacional de Samoa Americana e seus escritórios parecem ter sido destruídos completamente - disse Bundock.

Reynolds informou sobre mortes, mas não teve confirmação sobre números, disse ela. "Ele está completamente isolado do resto da ilha", afirmou.

Na ilha de Samoa Ocidental, alguns residentes disseram à rádio New Zealand terem sentido um forte tremor e foram recomendados pelas autoridades a procurar locais mais altos.

- Leituras dos níveis do mar indicam que um tsunami foi gerado. Deve ter sido destruidor ao longo do litoral perto do epicentro do terremoto e pode também ser um risco a litorais mais distantes - informou o Centro de Alerta do Pacífico.

O epicentro do tremor foi a 190 quilômetros sudoeste de Samoa Americana, uma remota ilha no Pacífico, e a 33 quilômetros de profundidade, disse o Centro Geológico dos EUA.

O Havaí disse estar monitorando a situação.

A rede de televisão norte-americana CNN disse que se um tsunami atingir o Havaí, ele chegará por volta de 20:18 (horário de Brasília).

Diamante de 507 quilates é encontrado em mina histórica na África do Sul

Pedra possui 100 gramas e grau de pureza excepcional.
Mina é famosa por ser o local da descoberta do maior diamante do mundo.
Um grande diamante branco de 507 quilates foi descoberto há cinco dias na histórica mina de Cullinan, na África do Sul, mas a companhia Petra Diamonds divulgou a informação apenas nesta terça-feira (29).
De acordo com a empresa, os estudos iniciais assinalam que a gema tem “cor e clareza excepcionais e com muitas possibilidades de ser um diamante de Tipo I”, ou seja, o mais puro o possível. Outros detalhes do diamante, incluindo o grau de cor e clareza, serão divulgados quando as análises apropriadas da pedra forem finalizadas.
O diamante foi descoberto ao lado de outros três também brancos na mesma linha de produção, todos com cor e clareza similares. Dos outros três, o maior tem 168 quilates e os outros dois 58,5 e 53,3 quilates, respectivamente.


O CEO da empresa Petra Diamonds,Johan Dippenaar, exibe o diamante de 507 quilates e 100 gramas. Grau de pureza da gema é excepcional. (Foto: Petra Diamonds/AP) A gema de 507 quilates, com peso equivalente a cerca de 100 gramas, ainda não tem nome.Contudo, a empresa afirmou que ela está “entre os 20 maiores diamantes de grande qualidade encontrados no mundo”.
A mina de Cullinan ficou famosa por ser o local da extração do maior diamante do mundo, que tem 3.106 quilates.
Fonte: G1

[Fato Engraçado] Homem tenta aumentar o pênis e fica com membro entalado em halteres


Órgão sexual do homem inchou 5 vezes seu tamanho normal.
Bombeiros levaram cerca de duas horas para remover o anel.
Órgão sexual do homem inchou 5 vezes seu tamanho normal.
Bombeiros levaram cerca de duas horas para remover o anel.
Os bombeiros usaram uma serra para cortar a argola de metal que prendia o pênis do homem aos halteres de peso utilizados para aumentar o tamanho do membro. Os bombeiros levaram cerca de duas horas para remover o anel.

De acordo com a polícia de Costa Mesa, o órgão sexual do homem inchou cinco vezes o seu tamanho normal.

Inicialmente, ele havia recusado tratamento, mas funcionários do hospital Hoag Memorial disseram que o homem poderia morrer se permanecesse mais tempo com o fixador de aço em seu pênis.

Segundo as equipes de emergência, o pênis do homem deve ter ficado preso por quase três dias.

[Cabra de coragem] Sul-africano se casa com quatro mulheres na mesma cerimônia

Poligamia é comum na cultura zulu e permitida no país.
Geralmente, casamentos não ocorrem no mesmo dia.

O empresário sul-africano Milton Mbele, de 44 anos, de etnia zulu, casou-se com quatro mulheres - Thobile Vilakazi, Zenele Langa, Baqunisile Mdlolo e Smangele Cele -na mesma cerimônia, neste fim de semana. No total, ele pagou 33 vacas em 'ilobolo' - palavra que designa a quantia desembolsada por noivas. (Foto: AP)

Dono de loja de fogos que explodiu responderá em liberdade


SANTO ANDRÉ - O delegado Alberto José Mesquita Alves, titular do 3º Distrito Policial de Santo André, afirmou nesta segunda-feira que o dono da loja de fogos de artifício que explodiu na última quinta-feira responderá em liberdade. "Não existe determinação legal para mantê-lo preso. O indiciamento vai ser pelo artigo 253 do Código Penal (crime de explosão), com as qualificadores decorrentes das lesões corporais, dos danos ao patrimônio das pessoas e dos homicídios", afirmou.

A polícia afirmou que a única certeza até agora é a causa do acidente. Segundo a versão de Sandro Castelani, proprietário do estabelecimento, ele manuseava uma antena próximo a fios de alta tensão e teria se descuidado e a encostado em um destes fios.

Ele também teria sofrido uma descarga elétrica e, em seguida, escutado as primeiras explosões. Ainda de acordo com a versão do dono da loja, não houve tempo hábil para evitar o pior e foi possível apenas procurar avisar os vizinhos sobre o perigo.

Ele confirma que teria sido agredido pelos moradores. "Tentaram bater na minha mãe e me agredir também", disse. Após a explosão, ele afirma ter se refugiado na casa de uma tia e ficado sob efeito de calmantes.

A mulher do dono da loja, Conceição Castelani, disse que eles não se apresentaram imediatamente à polícia porque estavam em estado de choque. "Perdemos duas pessoas de que a gente gostava", explicou. "Perdi minha segunda mãe", acrescentou Castelani.

O casal disse não ter recursos para arcar com os prejuízos do desastre, mas afirma que não fugirá à responsabilidade. No mesmo local da loja, funcionava uma revenda de carros.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

'Achamos que era bomba', diz jovem que abriu mala com joias

Caso ocorreu em Bauru (SP) e material foi devolvido ao dono.
Maleta com joias feitas em ouro estava no meio da rua.
A primeira impressão era de que a mala poderia conter uma bomba. Depois, veio a surpresa: dentro dela havia joias, avaliadas em R$ 300 mil. O material foi encontrado por três jovens em Bauru, a 329 km de São Paulo. As pulseiras, correntes, brincos e anéis foram devolvidos ao dono.
O caso ocorreu há pouco mais de uma semana, mas só veio a público nesta segunda-feira (28). Com medo, a jornalista que abriu a bolsa não quis se identificar. Ela disse ao G1 que voltava do trabalho no momento em que tudo aconteceu.

A moça já estava fechando o portão da residência quando o casal de amigos que deu carona para ela pediu para esperar. Os dois estavam indo embora e ouviram um barulho. "Pensamos que algo nosso podia ter caído do carro porque eu tinha tirado algumas coisas do porta-malas", disse ela.
O publicitário de 24 anos que dirigia o carro resolveu dar marcha a ré para verificar se tinha perdido algo. Foi então que viu a bolsa no meio da rua, a poucos metros da casa da jornalista. “Acredito que a mala caiu do carro e ninguém percebeu. Pensamos que podia ser uma bomba porque é estranho uma bolsa no meio da rua”, contou, rindo.
A jornalista levou a maleta preta de pano para casa e forçou o cadeado colocado no zíper. Ao abrir, viu o material dourado. “Achamos que era bijuteria”.
Segundo ela, não havia identificação sobre o dono das peças. No entanto, ele foi localizado no dia seguinte porque conhecidos da jovem que mexem com joias ajudaram nessa busca. “Era ele mesmo porque tinha a chave do cadeado”.
A moça contou que o homem “ficou feliz, agradeceu” e chegou a oferecer uma recompensa – ele não teria especificado de que forma seria – mas o prêmio foi prontamente negado pelo trio de amigos. “A gente descartou porque fizemos o nosso papel. Jamais ficaria com o que não é meu”, afirmou.

Santa Catarina tem 56 cidades afetadas pela chuva

78 mil pessoas foram atingidas e 14 cidades decretaram emergência.
Em toda a região, mais de 120 mil pessoas foram afetadas por temporais.


A Defesa Civil de Santa Catarina informou, no início da noite desta segunda-feira (28), que 56 cidades foram atingidas por temporais, vendavais e quedas de granizo que atingem o estado desde o fim de semana.

Mais de 78 mil pessoas foram afetadas e 14 cidades estão em situação de emergência. A Defesa Civil estima ainda que o número de casas danificadas ultrapasse 6 mil. Duas pessoas ficaram feridas. Estão desabrigadas (na casa de vizinhos ou parentes) 3,1 mil pessoas e desalojadas (em abrigos públicos), 2,1 mil.

Em toda a Região Sul as chuvas já afetaram mais de 120 mil pessoas.

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, 12 cidades estão em situação de emergência. Duas pessoas estão desaparecidas e uma morreu, em Gramado. Ao todo, cerca de 45 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas e quase 8 mil casas ficaram danificadas. Entre desabrigados e desalojados, 4,6 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.

A previsão é de baixas temperaturas nos próximos dois dias e de novos temporais a partir de quinta-feira (1º) no estado.

Paraná

A Defesa Civil do Paraná registra 18 municípios afetados pelas chuvas e ventos fortes. Ao todo, 594 pessoas foram afetadas e 328 residências, danificadas. Duas pessoas ficaram feridas. Em Londrina (PR), o abastecimento de energia foi prejudicado.
Fonte: G1