sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Vejam só


Vai uma Piadinha Ai?

Desconfiado, o marido chega em casa, ouve a mulher falando com alguém e pára antes de abrir a porta, escutando o restante:
- Vou mudar de posição um pouquinho - diz a mulher. - Agora mexa devagarinho que eu vou acompanhando. Se eu colocar o espelho perto da janela dá para você ver também. Isso ... Está ficando bom. Continue, continue... Aí, achou o ponto... Segure um pouquinho aí... Ótimo... Perfeito... Pode descer agora... Quer beber alguma coisa? Sabe que meu marido já tentou essa posição, mas não funcionou?
No dia seguinte o marido era manchete de jornal:
"Cego, de ciúme, matou o instalador de antenas de TV..."
PROBABILIDADE
A história da teoria das probabilidades, teve início com os jogos de cartas, dados e de roleta. Esse é o motivo da grande existência de exemplos de jogos de azar no estudo da probabilidade. A teoria da probabilidade permite que se calcule a chance de ocorrência de um número em um experimento aleatório.
Experimento Aleatório
É aquele experimento que quando repetido em iguais condições, podem fornecer resultados diferentes, ou seja, são resultados explicados ao acaso. Quando se fala de tempo e possibilidades de ganho na loteria, a abordagem envolve cálculo de experimento aleatório.
Espaço Amostral
É o conjunto de todos os resultados possíveis de um experimento aleatório. A letra que representa o espaço amostral, é S.
Exemplo:
Lançando uma moeda e um dado, simultaneamente, sendo S o espaço amostral, constituído pelos 12 elementos:
S = {K1, K2, K3, K4, K5, K6, R1, R2, R3, R4, R5, R6}
Escreva explicitamente os seguintes eventos: A={caras e m número par aparece}, B={um número primo aparece}, C={coroas e um número ímpar aparecem}.
Idem, o evento em que:
a) A ou B ocorrem;
b) B e C ocorrem;
c) Somente B ocorre.
Quais dos eventos A,B e C são mutuamente exclusivos

Resolução:
Para obter A, escolhemos os elementos de S constituídos de um K e um número par: A={K2, K4, K6};
Para obter B, escolhemos os pontos de S constituídos de números primos: B={K2,K3,K5,R2,R3,R5}
Para obter C, escolhemos os pontos de S constituídos de um R e um número ímpar: C={R1,R3,R5}.
(a) A ou B = AUB = {K2,K4,K6,K3,K5,R2,R3,R5}
(b) B e C = B Ç C = {R3,R5}
(c) Escolhemos os elementos de B que não estão em A ou C;
B Ç Ac Ç Cc = {K3,K5,R2}
A e C são mutuamente exclusivos, porque A Ç C = Æ
Conceito de probabilidade
Se em um fenômeno aleatório as possibilidades são igualmente prováveis, então a probabilidade de ocorrer um evento A é:



Por, exemplo, no lançamento de um dado, um número par pode ocorrer de 3 maneiras diferentes dentre 6 igualmente prováveis, portanto, P = 3/6= 1/2 = 50%
Dizemos que um espaço amostral S (finito) é equiprovável quando seus eventos elementares têm probabilidades iguais de ocorrência.
Num espaço amostral equiprovável S (finito), a probabilidade de ocorrência de um evento A é sempre


Propriedades Importantes:
1. Se A e A’ são eventos complementares, então:
P( A ) + P( A' ) = 1
2. A probabilidade de um evento é sempre um número entre Æ (probabilidade de evento impossível) e 1 (probabilidade do evento certo).


Probabilidade Condicional
Antes da realização de um experimento, é necessário que já tenha alguma informação sobre o evento que se deseja observar. Nesse caso, o espaço amostral se modifica e o evento tem a sua probabilidade de ocorrência alterada.
Fórmula de Probabilidade Condicional
P(E1 e E2 e E3 e ...e En-1 e En) é igual a P(E1).P(E2/E1).P(E3/E1 e E2)...P(En/E1 e E2 e ...En-1).
Onde P(E2/E1) é a probabilidade de ocorrer E2, condicionada pelo fato de já ter ocorrido E1;
P(E3/E1 e E2) é a probabilidade ocorrer E3, condicionada pelo fato de já terem ocorrido E1 e E2;
P(Pn/E1 e E2 e ...En-1) é a probabilidade de ocorrer En, condicionada ao fato de já ter ocorrido E1 e E2...En-1.

Exemplo:
Uma urna tem 30 bolas, sendo 10 vermelhas e 20 azuis. Se ocorrer um sorteio de 2 bolas, uma de cada vez e sem reposição, qual será a probabilidade de a primeira ser vermelha e a segunda ser azul?
Resolução:
Seja o espaço amostral S=30 bolas, e considerarmos os seguintes eventos:
A: vermelha na primeira retirada e P(A) = 10/30
B: azul na segunda retirada e P(B) = 20/29
Assim:
P(A e B) = P(A).(B/A) = 10/30.20/29 = 20/87

Eventos independentes
Dizemos que E1 e E2 e ...En-1, En são eventos independentes quando a probabilidade de ocorrer um deles não depende do fato de os outros terem ou não terem ocorrido.
Fórmula da probabilidade dos eventos independentes:
P(E1 e E2 e E3 e ...e En-1 e En) = P(E1).P(E2).p(E3)...P(En)

Exemplo:
Uma urna tem 30 bolas, sendo 10 vermelhas e 20 azuis. Se sortearmos 2 bolas, 1 de cada vez e repondo a sorteada na urna, qual será a probabilidade de a primeira ser vermelha e a segunda ser azul?
Resolução:
Como os eventos são independentes, a probabilidade de sair vermelha na primeira retirada e azul na segunda retirada é igual ao produto das probabilidades de cada condição, ou seja, P(A e B) = P(A).P(B). Ora, a probabilidade de sair vermelha na primeira retirada é 10/30 e a de sair azul na segunda retirada 20/30. Daí, usando a regra do produto, temos: 10/30.20/30=2/9.
Observe que na segunda retirada forma consideradas todas as bolas, pois houve reposição. Assim, P(B/A) =P(B), porque o fato de sair bola vermelha na primeira retirada não influenciou a segunda retirada, já que ela foi reposta na urna.

Probabilidade de ocorrer a união de eventos
Fórmula da probabilidade de ocorrer a união de eventos:
P(E1 ou E2) = P(E1) + P(E2) - P(E1 e E2)
De fato, se existirem elementos comuns a E1 e E2, estes eventos estarão computados no cálculo de P(E1) e P(E2). Para que sejam considerados uma vez só, subtraímos P(E1 e E2).
Fórmula de probabilidade de ocorrer a união de eventos mutuamente exclusivos:
P(E1 ou E2 ou E3 ou ... ou En) = P(E1) + P(E2) + ... + P(En)

Exemplo: Se dois dados, azul e branco, forem lançados, qual a probabilidade de sair 5 no azul e 3 no branco?
Considerando os eventos:
A: Tirar 5 no dado azul e P(A) = 1/6
B: Tirar 3 no dado branco e P(B) = 1/6
Sendo S o espaço amostral de todos os possíveis resultados, temos:
n(S) = 6.6 = 36 possibilidades. Daí, temos:P(A ou B) = 1/6 + 1/6 – 1/36 = 11/36

Exemplo: Se retirarmos aleatoriamente uma carta de baralho com 52 cartas, qual a probabilidade de ser um 8 ou um Rei?
Sendo S o espaço amostral de todos os resultados possíveis, temos: n(S) = 52 cartas. Considere os eventos:
A: sair 8 e P(A) = 4/52
B: sair um rei e P(B) = 4/52
Assim, P(A ou B) = 4/52 + 4/52 – 0 = 8/52 = 2/13. Note que P(A e B) = 0, pois uma carta não pode ser 8 e rei ao mesmo tempo. Quando isso ocorre dizemos que os eventos A e B são mutuamente exclusivos.


DESAFIO 8
Um comerciante compra uma caixa de vinho estrangeiro por R$1.000,00 e vende pelo mesmo preço, depois de retirar 4 garrafas e aumentar o preço da dúzia em R$100,00. Então, qual é o número original de garrafas de vinho na caixa?




Solução do DESAFIO 7
Sendo N o número de páginas do livro, temos:
N/5 = (N/3)-16

(N/5)-(N/3) = -16

(3N-5N)/15 = -16

3N-5N = -16 x 15

-2N = -240

N = 120

O livro possui 120 páginas!
Menina morre após levar choque ao fazer chapinha no cabelo em Paulista (PE)


RENATA BAPTISTA da Agência Folha

Uma menina de 12 anos morreu após receber uma descarga elétrica enquanto utilizava uma chapinha para cachear os cabelos, conhecida como babyliss. O acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira (12), em Paulista (região metropolitana do Recife).
Ingrid Regina da Paixão Silva estava sozinha em casa --ela tinha faltado à aula no dia em razão de uma gripe.

De acordo com o Conselho Tutelar do município, os pais da menina, que são professores, estavam trabalhando no momento do acidente. O pai foi ao local a pedido da mãe, que disse a ele estar preocupada porque telefonava para casa e a filha não atendia.
Após ver a menina caída no chão do banheiro enrolada em uma toalha, com queimaduras no braço e no rosto, o pai a levou até a Prontoclínica Torres Galvão, onde foi constatada a morte dela.

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as causas do acidente. A perícia deve ficar pronta em 30 dias.

Segundo dados da ONG Criança Segura, cerca de 350 crianças morrem anualmente por queimaduras no Brasil --metade em decorrência de choques elétricos. Segundo a entidade, os acidentes representam a principal causa de morte de crianças e adolescentes de 1 a 14 anos no país.

O gerente do Departamento de Operação da Celpe (Companhia Energética de Pernambuco), Saulo Cabral e Silva, diz que o fato de a pessoa não estar calçada e estar molhada, como aconteceu com Ingrid, aumenta a intensidade do choque elétrico. Ele afirma ainda que as pessoas devem retirar os aparelhos da tomada puxando-os pelo plug, e não pelo fio, para evitar acidentes.
Médicos preveem 'pico' de gripe no fim de agosto e queda em seguida
Raphael Zarko, JB Online

RIO DE JANEIRO - Apesar de ter o terceiro maior número de mortes por gripe suína no mundo - atrás somente de EUA e Argentina, a expectativa do Ministério da Saúde é de que o fim do inverno - em meados de setembro - deve reduzir o número de casos de gripe suína. Os especialistas concordam, mas avisam que até a terceira semana de agosto - portanto, a próxima - o vírus ainda está em circulação e todo cuidado continua sendo fundamental.
A chefe da CTI pediátrica do Hospital da Lagoa, Maria Cristina Senna Duarte, ainda não percebeu uma queda no número de internações de crianças. Ela tem pacientes com suspeitas de terem contraído o vírus da gripe suína - os exames demoram cerca de um mês para diagnosticar - e ressalta que o ideal é aguardar ainda 14 dias para que eles não venham a transmitir a Influenza A (H1N1).
- No final de setembro acho que a situação estará mais controlada. Mas é importante que mesmo que a criança aparente não ter mais nada, que se respeite 14 dias para voltar às aulas. Por isso foi importante o adiamento da rede estadual. O nível de transmissibilidade ainda é muito alto - diz a doutora, lembrando que as campanhas feitas, tanto pelo Ministério quanto agora no retorno às aulas, são importantes para aproveitar o momento e educar as crianças nas práticas de higiene pessoal.
Sobre outro adiamento, da campanha de vacinação contra a poliomielite para 19 de setembro - conforme o Ministério da Saúde informou nesta quinta, Maria Cristina não vê qualquer problema em realizar a campanha um ou dois meses depois. Para ela, o momento é de prioridade para a epidemia de gripe suína.
- O Brasil é referência mundial na campanha contra a poliomielite, que realizamos duas vezes por ano. Mas agora são muitos profissionais, toda estratégia, voltada para o H1N1. Atrasar a vacinação um pouco não vai impactar em nada.
Opinião semelhante sobre a queda nos casos de gripe suína é da infectologista Cídia Alves Pereira de Souza. Ela explica que cada epidemia desse nível tem três "ondas", sendo que a segunda deve vir até setembro.
- Há uma mutação quando acontece esses surtos. Mas não chega a dar pânico. É uma doença simples, porém um surto como esse requer atenção, pois é um grande número de pacientes. No início houve muita desinformação, mas agora tem site, divulgação, distribuição de remédios - enumera a médica, que trata em seu consultório principalmente de pacientes HIV positivo - Eles são os que ficam mais imunes, mas os remédios evitaram que tivessem risco maior.
A infectologista espera que até dezembro deve haver bem menos número de casos, quando, espera ela, o Brasil já deverá possuir a vacina para tratamento.
- É importante lembrar que a gripe comum não está circulando mais, essa só em maio, junho e julho. Agora, quem se gripar será com o vírus H1N1.
Número de casos no país
Até esta quinta-feira 276 pessoas haviam morrido no País infectadas pelo vírus Influenza A (H1N1), que causa a gripe suína. Os óbitos aconteceram em São Paulo (111), Paraná (58), Rio Grande do Sul (55), Rio de Janeiro (37), Santa Catarina (5), Minas Gerais (4) Paraíba (2), Bahia (1), Distrito Federal (1), Pernambuco (1) e Rondônia (1
Sobe para 111 total de mortes por gripe suína no estado de São Paulo
Agência Brasil

SÃO PAULO - Mais 42 pessoas infectadas pelo vírus da gripe suína morreram no estado de São Paulo, elevando para 111 o total de óbitos. Das 42 vítimas, dez moravam na capital paulista. As mortes ocorreram no período de 18 de julho a 10 de agosto e foram confirmadas por exames laboratoriais entre os dias 7 e 12 de agosto.
De acordo com nota oficial do governo paulista, a maioria das vítimas tinha algum tipo de problema de saúde ou faz parte do grupo considerado mais suscetível à doença. Entre elas estão seis mulheres grávidas, sendo duas da capital paulista. As demais são de Piracicaba, de Bauru, da Grande São Paulo e de Presidente Prudente.
Na lista, também há três pessoas que tinham Síndrome de Down e três que tinham problemas cardíacos.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Critérios de divisibilidade
Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se efetuar a divisão. Essas regras são chamadas de critérios de divisibilidade.
Divisibilidade por 2
Um número natural é divisível por 2 quando ele termina em 0, ou 2, ou 4, ou 6, ou 8, ou seja, quando ele é par.
Exemplos:1) 5040 é divisível por 2, pois termina em 0.2) 237 não é divisível por 2, pois não é um número par.

Divisibilidade por 3
Um número é divisível por 3 quando a soma dos valores absolutos dos seus algarismos for divisível por 3.
Exemplo:234 é divisível por 3, pois a soma de seus algarismos é igual a 2+3+4=9, e como 9 é divisível por 3, então 234 é divisível por 3.

Divisibilidade por 4
Um número é divisível por 4 quando termina em 00 ou quando o número formado pelos dois últimos algarismos da direita for divisível por 4.
Exemplo:1800 é divisível por 4, pois termina em 00.4116 é divisível por 4, pois 16 é divisível por 4.1324 é divisível por 4, pois 24 é divisível por 4.3850 não é divisível por 4, pois não termina em 00 e 50 não é divisível por 4.

Divisibilidade por 5
Um número natural é divisível por 5 quando ele termina em 0 ou 5.
Exemplos:1) 55 é divisível por 5, pois termina em 5.2) 90 é divisível por 5, pois termina em 0.3) 87 não é divisível por 5, pois não termina em 0 nem em 5.

Divisibilidade por 6
Um número é divisível por 6 quando é divisível por 2 e por 3.
Exemplos:1) 312 é divisível por 6, porque é divisível por 2 (par) e por 3 (soma: 6).2) 5214 é divisível por 6, porque é divisível por 2 (par) e por 3 (soma: 12).3) 716 não é divisível por 6, (é divisível por 2, mas não é divisível por 3).4) 3405 não é divisível por 6 (é divisível por 3, mas não é divisível por 2).

Divisibilidade por 8
Um número é divisível por 8 quando termina em 000, ou quando o número formado pelos três últimos algarismos da direita for divisível por 8.
Exemplos:1) 7000 é divisível por 8, pois termina em 000.2) 56104 é divisível por 8, pois 104 é divisível por 8.3) 61112 é divisível por 8, pois 112 é divisível por 8.4) 78164 não é divisível por 8, pois 164 não é divisível por 8.

Divisibilidade por 9
Um número é divisível por 9 quando a soma dos valores absolutos dos seus algarismos for divisível por 9.
Exemplo:2871 é divisível por 9, pois a soma de seus algarismos é igual a 2+8+7+1=18, e como 18 é divisível por 9, então 2871 é divisível por 9.

Divisibilidade por 10
Um número natural é divisível por 10 quando ele termina em 0.
Exemplos:1) 4150 é divisível por 10, pois termina em 0.2) 2106 não é divisível por 10, pois não termina em 0.

Divisibilidade por 11
Um número é divisível por 11 quando a diferença entre as somas dos valores absolutos dos algarismos de ordem ímpar e a dos de ordem par é divisível por 11.
O algarismo das unidades é de 1ª ordem, o das dezenas de 2ª ordem, o das centenas de 3ª ordem, e assim sucessivamente.
Exemplos:1) 87549 Si (soma das ordens ímpares) = 9+5+8 = 22 Sp (soma das ordens pares) = 4+7 = 11 Si-Sp = 22-11 = 11 Como 11 é divisível por 11, então o número 87549 é divisível por 11.
2) 439087 Si (soma das ordens ímpares) = 7+0+3 = 10 Sp (soma das ordens pares) = 8+9+4 = 21 Si-Sp = 10-21 Como a subtração não pode ser realizada, acrescenta-se o menor múltiplo de 11 (diferente de zero) ao minuendo, para que a subtração possa ser realizada: 10+11 = 21. Então temos a subtração 21-21 = 0. Como zero é divisível por 11, o número 439087 é divisível por 11.

Divisibilidade por 12
Um número é divisível por 12 quando é divisível por 3 e por 4.
Exemplos:1) 720 é divisível por 12, porque é divisível por 3 (soma=9) e por 4 (dois últimos algarismos, 20).2) 870 não é divisível por 12 (é divisível por 3, mas não é divisível por 4).3) 340 não é divisível por 12 (é divisível por 4, mas não é divisível por 3).

Divisibilidade por 15
Um número é divisível por 15 quando é divisível por 3 e por 5.
Exemplos:1) 105 é divisível por 15, porque é divisível por 3 (soma=6) e por 5 (termina em 5).2) 324 não é divisível por 15 (é divisível por 3, mas não é divisível por 5).3) 530 não é divisível por 15 (é divisível por 5, mas não é divisível por 3).

Divisibilidade por 25
Um número é divisível por 25 quando os dois algarismos finais forem 00, 25, 50 ou 75.
Exemplos:200, 525, 850 e 975 são divisíveis por 25.
DESAFIO 7
Se eu leio 5 páginas por dia de um livro, eu termino de ler 16 dias antes do que se eu estivesse lendo 3 páginas por dia. Quantas páginas tem o livro?


Parece o transporte universitário de Apodi.






Solução do Desafio 6

A solução ao desafio proposto é:

2 9 4
7 5 3
6 1 8




4 3 8
9 5 1
2 7 6


Existem outras soluções. Tente você também.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Que foto Estranha!



Taludão

Que tal fazer isso nas próximas eleições?







DESAFIO 6

COLOQUE OS NÚMEROS 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 E 9 DISPOSTOS NAS 9 CASAS DE UM TABULEIRO DE JOGO DA VELHA DE MANEIRA QUE A SOMA DOS 3 ALGARISMOS DE QUALQUER RETA E QUALQUER DIAGONAL RESULTE 15.




Vejam só: Cover De Ronaldo



Jovem morre depois de ingerir remédio e bebida alcoólica

A estudante universitária Aline Nara Félix dos Santos, 19 anos, natural de Aracati, no Estado do Ceará, mas que residia em Mossoró, no apartamento 502 do Edifício Damião Queiroz, no bairro Nova Betânia, foi a óbito no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) por volta das 23h. No Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) o exame de necropsia a que ela submeteu-se, diagnosticou que ela sofreu uma intoxicação exógena cujas causas deverão ser esclarecidas nos próximos dias. Foram coletadas amostras de sangue no corpo da jovem e as dosagens enviadas para a sede do órgão em Natal, onde serão submetidas a exames mais apurados. Após ser examinado, o corpo da jovem foi levado para a cidade cearense onde residem os familiares dela, à Rua Coronel Alexandrino no centro daquela cidade. O jornal GAZETA DO OESTE, através de sua equipe de reportagem, manteve contato com algumas amigas e amigos de Aline Nara, que não quiseram se identificar -, e obteve as informações de que ela, acadêmica do curso de Fisioterapia da Universidade Potiguar (UnP), cursando o segundo período, residia sozinha no Edifício Damião Queiroz e, na noite de segunda-feira, 10, teria organizado uma festa e convidado um seleto grupo de pessoas. No meio da diversão, ela sentiu-se mal e teve de ser conduzida às pressas para o HRTM onde recebeu atendimento médico de urgência, mas acabou não resistindo e morrendo. Ainda de acordo com uma fonte, a jovem, por outras duas vezes já tinha tentado tirar a vida, mas não conseguiu em virtude do aparecimento de alguém que aparecia e conseguia evitar que ela praticasse uma atitude tão extrema. Rumores dão conta que Aline Nara ingeriu certa quantidade de medicamentos e depois, no decorrer da festa, tomou bebida alcoólica.
Como Se proteger da Influenza ou Gripe Suina



[leia] Classificação e Resultados da Copa Oeste 2009

Confira agora a classificação e os resultados da terceira rodada da 14ª edição da Copa Oeste de Futebol Amador.
Classificação da Copa Oeste
Grupo A
1º - Itajá: 7 pontos
2º - Upanema: 5 pontos
3º - Serra do Mel: 5 pontos
4º - Felipe Guerra: 4 pontos
5º - Baraúnas: 2 pontos

Grupo B:
1º - Univap (Apodi): 5 pontos
2º - Antônio Martins: 5 pontos
3º - Tiradentes: 2 pontos
4º - Seleção de Baraúna: 1 ponto
5º - Potiguar: 1 ponto

Vamos aos resultados da 3ª Rodada
Itajá 1 x 0 Tiradentes (sábado)
Univap (Apodi) 2 X 0 Baraúnas (domingo)
Antônio Martins 3 X 2 Felipe Guerra (domingo)
Potiguar 0 X 4 Upanema (domingo)
Serra do Mel 3 X 0 Seleção de Baraúna (domingo)

A quarta rodada da competição, organizada pela Liga Desportiva Mossoroense (LDM), será realizada no próximo domingo, dia 16 de agosto, com mais cinco partidas. Em Mossoró, será a vez do Baraúnas entrar no campo do Estádio Nogueirão, desta vez para buscar a vitória contra a Seleção de Baraúna, às 16h.

Na preliminar, às 14h, o Tiradentes encara a equipe de Felipe Guerra. Já o Potiguar tenta se livrar da lanterna em jogo diante do Serrado Mel, às 15h, na casa do adversário.

Enquanto que a Univap (União Vale do Apodi) vai enfrentar o time de Itajá na cidade que leva o nome do time.

Vamos acompanhar nossa equipe!
Rio Grande do Sul confirma mais seis mortes pela nova gripe

Óbitos ocorreram em Porto Alegre, Sapiranga, Torres e Passo Fundo.No total, 55 pessoas já morreram por causa da doença no estado.

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou, nesta terça-feira (11), a morte de mais seis pessoas provocadas pela nova gripe. No total, 55 pessoas já morreram por causa da doença no estado.

Cobertura completa: nova gripe

Segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, os exames que comprovaram as mortes foram realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).

De acordo com a Secretaria, duas mortes ocorreram em Porto Alegre: um homem de 59 anos saudável, que morreu no dia 24 de julho, e uma criança de 1 ano, que morreu em 27 de julho.

Outras duas mortes ocorreram em Sapiranga (RS). Um homem de 51 anos, que tinha problemas cardíacos, respiratórios e era imunodeprimido, morreu no dia 28 de julho. A outra vítima era uma mulher de 61 anos, saudável. A data da morte dela não foi informada.

O município de Passo Fundo (RS) registrou a morte de uma mulher de 27 anos, que tinha epilepsia, em 27 de julho.

O município de Torres (RS) registrou a morte de uma mulher de 21 anos, que havia acabado de dar à luz, no dia 3 de agosto.
A Historinha de Joãozinho e Maria






Solução do DESAFIO 6
Colocando-se as permutações obtidas pelos 5 algarismos em ordem crescente:
1xxxx => P4 = 4! = 24
2xxxx => P4 = 4! = 24
3xxxx => P4 = 4! = 24
41xxx => P3 = 3! = 6
42xxx => P3 = 3! = 6
431xx => P2 = 2! = 2
432xx => P2 = 2! = 2
4351x => P1 = 1! = 1

Somando todas elas:24+24+24+6+6+2+2+1 = 89
Então o número 43521 está na posição 89+1 = 90.


Resposta: O número 43521 está na 90º posição

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

DESAFIO 6

CONSIDERE OS NÚMEROS OBTIDOS DO NÚMERO 12345, EFETUANDO-SE TODAS AS PERMUTAÇÕES DE SEUS ALGARISMOS. COLOCANDO ESSES NÚMEROS EM ORDEM CRESCENTE, QUAL É O LUGAR OCUPADO PELO NÚMERO 43521?